Torre Eiffel

Torre EiffelA Torre Eiffel (Tour Eiffel em francês) localiza-se no Champs de Mars, em Paris, França. Este monumento, com 324 metros de altura (incluindo antena), é um dos mais conhecidos em todo o mundo. Vamos ver neste artigo algumas curiosidades e dados históricos sobre a Torre Eiffel.

No ano de 1889 decorreu em Paris uma Exposição Universal. A Torre Eiffel foi construída pelo engenheiro Gustave Eiffel e seus colaboradores para essa Exposição Universal, e também como celebração do centenário da Revolução Francesa. Naquela época esta torre foi chamada de “torre de 300 metros”.

A Torre Eiffel começou a ser construída em 1887, e sua construção demorou 2 anos, 2 meses e 5 dias, tendo envolvido cerca de 250 trabalhadores. Este monumento acabaria assim por ser inaugurado em 31 de Março de 1889.

Construção da Torre Eiffel

A Torre Eiffel durante a sua construção. Foto de 15 de Maio de 1888.

Originalmente a Torre Eiffel tinha 312 metros de altura, e assim durante 41 anos foi o monumento mais alto do mundo. No ano de 1930 o Chrysler Building, em Nova York, acabaria por “destronar” a Torre Eiffel como a estrutura mais alta do mundo.

Atualmente a Torre Eiffel é um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo. A Torre Eiffel é ainda utilizada como emissor de programas radiofónicos e televisivos.

A Torre Eiffel possui 3 andares para os visitantes:

O piso do 1º andar está a uma altura de 57,63 metros do chão. O piso do 2º andar está a 115,73 metros de altura do chão. O piso do 3º andar está a uma altura de 276,13 metros do chão. O 2º nível do 3º andar está a uma altura de 279,11 metros do chão.

Sem dúvida que a Torre Eiffel tornou-se assim num monumento emblemático da cidade de Paris e um dos principais símbolos da nação francesa.

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed.