A Torre de Pisa (em italiano, Torre pendente di Pisa) é um campanário pertencente à catedral da cidade de Pisa, Itália. Esta torre é um dos símbolos da Itália e um monumento emblemático da cidade de Pisa.
A construção da Torre de Pisa iniciou-se no ano de 1173 e foi terminada apenas quase 2 séculos depois, em 1372. Durante estes quase 2 séculos, a construção da Torre de Pisa foi interrompida várias vezes.
Uma das características mais marcantes da Torre de Pisa é a sua inclinação. Essa inclinação teve início em 1178, poucos anos depois do início de sua construção. Essa inclinação deveu-se ao subsolo instável no local onde a torre estava a ser construída.
Atualmente, a Torre de Pisa tem uma altura de cerca de 55,86 metros em relação ao solo no lado mais baixo, e cerca de 56,70 metros de altura no lado mais alto.
A Torre de Pisa passou por trabalhos de restauração entre os anos de 1990 e 2001. Antes dessa restauração, a Torre de Pisa tinha uma inclinação de 5,5º, atualmente tem 3,99º de inclinação.
O topo da torre tem um desfasamento de 3,9 metros em relação à posição que teria se estivesse perfeitamente na vertical.
Segundo uma história que possivelmente é falsa, foi nesta torre que o famoso astrónomo e físico italiano Galileu Galilei realizou experiências que demonstraram que a velocidade de queda é igual para todos os objetos independentemente de seu peso ou de sua massa.