Em matemática, a sequência de Fibonacci (também conhecida como sucessão de Fibonacci), é uma sequência de números, onde cada elemento dessa sequência é o resultado da soma dos dois elementos anteriores, isso a partir do terceiro elemento da sequência. Confuso? Na realidade é simples, vamos ver de seguida este assunto com mais detalhes.
O nome dessa sequência vem do matemático italiano Leonardo de Pisa (conhecido como Leonardo Fibonacci), que nasceu por volta do ano de 1170 e morreu por volta de 1250. Este matemático descreveu através dessa sequência, o crescimento de uma população de coelhos. Essa sequência já era conhecida desde a antiguidade, porém Leonardo Fibonacci tornou-a mais conhecida, ficando assim o seu nome associado a ela.
Do que se trata a sequência de Fibonacci?
Vamos ver um exemplo concreto: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, …
Como podemos observar, a partir do terceiro elemento dessa sequência, cada elemento é obtido somando os dois elementos anteriores. Por exemplo, o número 34 é antecedido pelos números 13 e 21, sendo que a soma de 13 com 21 resulta em 34.
Através dessa sequência podemos também criar uma linha em espiral, chamada de espiral de Fibonacci.
A sequência de Fibonacci tem várias aplicações. Por exemplo, é utilizada na análise dos mercados financeiros. Podemos também observar essa sequência na própria natureza, por exemplo no arranjo das folhas de certas plantas.