A Sequência de Fibonacci – Matemática

Leonardo FibonacciEm matemática, a sequência de Fibonacci (também conhecida como sucessão de Fibonacci), é uma sequência de números, onde cada elemento dessa sequência é o resultado da soma dos dois elementos anteriores, isso a partir do terceiro elemento da sequência. Confuso? Na realidade é simples, vamos ver de seguida este assunto com mais detalhes.

O nome dessa sequência vem do matemático italiano Leonardo de Pisa (conhecido como Leonardo Fibonacci), que nasceu por volta do ano de 1170 e morreu por volta de 1250. Este matemático descreveu através dessa sequência, o crescimento de uma população de coelhos. Essa sequência já era conhecida desde a antiguidade, porém Leonardo Fibonacci tornou-a mais conhecida, ficando assim o seu nome associado a ela.

Do que se trata a sequência de Fibonacci?

Vamos ver um exemplo concreto: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, …

Como podemos observar, a partir do terceiro elemento dessa sequência, cada elemento é obtido somando os dois elementos anteriores. Por exemplo, o número 34 é antecedido pelos números 13 e 21, sendo que a soma de 13 com 21 resulta em 34.

Através dessa sequência podemos também criar uma linha em espiral, chamada de espiral de Fibonacci.

A sequência de Fibonacci tem várias aplicações. Por exemplo, é utilizada na análise dos mercados financeiros. Podemos também observar essa sequência na própria natureza, por exemplo no arranjo das folhas de certas plantas.

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed.