Prosopagnosia – Incapacidade de reconhecer rostos

ProsopagnosiaO que é a prosopagnosia? A prosopagnosia é basicamente a incapacidade de reconhecer rostos. Esta incapacidade poderá ser bem mais frequente do que podemos pensar, pois estudos apontam que cerca de 2 % da população sofre de algum grau de prosopagnosia. Como tal, apesar de ser algo aparentemente pouco comum, é até relativamente frequente. Por isso, se o(a) caro(a) leitor(a) tiver prosopagnosia saiba que não está sozinho!

A pessoa com prosopagnosia pode chegar ao ponto de não conseguir reconhecer os rostos de familiares e amigos, e até mesmo o próprio rosto! Por vezes as pessoas com esta incapacidade recorrem a certas técnicas para conseguirem identificar as pessoas, nomeadamente através de características próprias das mesmas, tal como a altura, a cor do cabelo, a roupa, barba, óculos, entre outras coisas. Para além disso também poderá reconhecer as pessoas através de outros sentidos, como o caso reconhecer a voz da outra pessoa.

A incapacidade de reconhecer rostos por parte de uma pessoa com prosopagnosia não se deve a um problema de visão. Ou seja, a pessoa vê claramente o rosto de outra, apesar de não o reconhecer.

A prosopagnosia pode ser:
–  adquirida, originada por derrames ou ferimentos sofridos na cabeça que acabam por afectar regiões do cérebro responsáveis pelo reconhecimento do rosto
congénita ou hereditária, cuja origem é genética (este caso é mais comum)

Para além disso, esta “estranha” patologia não afecta as outras capacidades cognitivas das pessoas, sendo que uma pessoa com prosopagnosia poderá levar uma vida normal.

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed.