Porque o céu é azul?

Porque o céu é azul?Porque o céu é azul? Esta é uma questão feita frequentemente por crianças e que normalmente os adultos não sabem responder. Bom, a falar verdade, essa é também uma questão que muitos adultos fazem. A explicação para o céu ser azul está na composição da atmosfera e na forma como a luz do Sol se comporta ao atravessá-la.

Desde logo precisamos entender que a luz solar é na realidade constituída por uma mistura de várias cores que juntamente formam uma luz branca. Uma boa evidência disso é o arco-íris com suas várias cores. O arco-íris que é um fenómeno atmosférico que resulta da divisão dessas várias cores que juntas formam a cor da luz solar.

Ao chegar à atmosfera terrestre, a luz do Sol interage com as partículas que a constituem. O que acontece é que a cor azul é melhor absorvida e posteriormente emitida por essas mesmas partículas do que as outras cores, dado ter um comprimento de onda menor. Assim o azul é disperso mais facilmente que outras cores. Já a cor vermelha tem um comprimento de onda maior e assim não é tão “compatível” com essas partículas atmosféricas.

Porém, se observarmos a cor do céu quando está a entardecer, vemos o céu com tons mais próximos do vermelho. Isso acontece porque, quando o Sol está mais baixo no céu, a luz solar tem de atravessar uma distância significativamente maior através da atmosfera terrestre, e assim o azul é quase que totalmente disperso de forma que chega muito pouco até nós, sendo que a atmosfera dessa forma funciona como um filtro para a cor azul, sobressaindo assim os tons de amarelo, laranja ou vermelho da luz solar que chegam até nós com mais facilidade. Se existir poluição atmosférica, a cor do céu tende a tornar-se ainda mais avermelhada.

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed.