O que são estrelas?

EstrelasQuando saímos à rua numa noite de céu limpo, podemos observar centenas de pontos luminosos no céu. É natural perguntarmos: O que são as estrelas? De que são feitas? As estrelas sempre fascinaram os seres humanos e suscitaram muita curiosidade. Vamos neste artigo apresentar algumas das coisas que sabemos sobre as estrelas.

De forma muito resumida, podemos dizer que as estrelas são grandes bolas luminosas, feitas de plasma. O plasma é um estado da matéria (tal como os estados sólido, líquido e gasoso). O plasma é o estado mais abundante no Universo, sendo similar ao gás mas possuindo propriedades muito diferentes deste.

De salientar que nem todos os pontos luminosos que podemos ver no céu são estrelas. Por exemplo,  alguns desses pontos luminosos poderão ser planetas, pois existem 5 planetas que podemos ver a olho nu: Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno.

Existe uma grande variedade de estrelas. As estrelas diferem em termos de tamanhos, cores, composição química, entre outros aspetos.

Em termos de tamanho, existem estrelas hipergigantes, supergigantes, gigantes, subgigantes e estrelas anãs. Em termos de cores elas variam entre azuis (com temperaturas superiores a 30.000 K na superfície) até vermelhas (com temperaturas inferiores a 3.500 K na superfície), passando por estrelas brancas, amarelas e laranjas.

Dando exemplos concretos: a estrela Betelgeuse é uma estrela supergigante vermelha, com um diâmetro cerca de 1000 vezes superior ao diâmetro do nosso Sol. Uma estrela verdadeiramente gigantesca! Betelgeuse situa-se a aproximadamente 640 anos-luz de nós.

A estrela Rigel é uma supergigante azul com um diâmetro equivalente a 80 vezes o diâmetro do nosso Sol, estando a uma distância na ordem dos 800 anos-luz de nós.

No outro “extremo”, existem estrelas como Proxima Centauri, a estrela mais próxima de nós a uma distância de 4,2 anos-luz, tratando-se de uma estrela anã vermelha. Seu diâmetro é cerca de 7 vezes menor que o diâmetro do Sol.

Como podemos verificar existe uma grande diversidade de estrelas!

Para saber mais sobre estrelas, veja o artigo do Site Astronomia: O que são as estrelas? Que tipos de estrelas existem?

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed.