O que é uma península?

PenínsulaPor vezes ouvimos falar em península Ibérica, península Itálica, península da Coreia, entre muitas outras que existem um pouco por todo o mundo. Afinal, o que é uma península? É isso que vamos ver de seguida.

Podemos definir a termo “península” como uma extensão de terra que se encontra em grande parte cercada por água, exceto por uma faixa de terra relativamente estreita (chamada de istmo) que está ligada a uma porção de terra maior.

Vejamos o caso da península Ibérica. Esta abrange os territórios de Portugal, Espanha, Andorra e Gibraltar. A península Ibérica é rodeada em grande parte por água (Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo), estando ligada ao resto do continente europeu por uma faixa de terra relativamente pequena.

A maior península do mundo é a península Arábica. Esta é constituída pela Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Iémen, Kuwait, Omã e Catar.

A península Escandinava é a maior da Europa. Abrange os territórios da Noruega, Suécia e parte da Finlândia.

As dimensões das penínsulas variam bastante. Algumas são porções de terra muito pequenas, outras abrangem vários países.

Península Arábica

Imagem de satélite da península Arábica.

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed.