O que é uma estrela cadente?

Estrela CadenteSe observarmos o céu noturno com alguma frequência, de vez quando podemos ser surpreendidos pelo surgimento de um repentino e veloz traço luminoso que logo desaparece. Normalmente chamamos a esse fenómeno de estrela cadente. Esse é um fenómeno que atrai a atenção de muita gente, porém muitos de nós não sabe do que na realidade se trata. Mas então o que é uma estrela cadente? Podemos desde logo dizer que, apesar daquilo que o nome sugere, não se trata de nenhuma estrela.

Aquilo a que popularmente chamamos de estrela cadente, é o mesmo que meteoro. Um meteoro é um fenómeno luminoso que ocorre na atmosfera terrestre, causado por um fragmento de matéria que até então “vagava” pelo espaço interplanetário. A fricção resultante da entrada desse pedaço de matéria na atmosfera terrestre produz o fenómeno luminoso a que popularmente chamamos de estrela cadente.

Uma estrela cadente (meteoro) pode ocorrer a qualquer momento e ser visível em qualquer parte do céu. Porém, em determinadas épocas do ano, podemos ver um número significativamente maior de meteoros, os quais parecem ter como origem um determinado ponto em comum no céu noturno. Tratam-se das chuvas de estrelas cadentes (ou chuvas de meteoros).

Uma chuva de meteoros é causada pelos “detritos” deixados para trás por cometas. O nosso planeta Terra, quando passa na região onde estão esses detritos, faz com que se produza um número significativo de estrelas cadentes que parecem vir de um mesmo ponto do céu. A esse ponto chamamos de radiante.

O objetivo deste artigo é deixar claro que aquilo que popularmente chamamos de estrela cadente é um meteoro, algo muito diferente de uma estrela. Se pretende aprofundar um pouco mais este assunto, sugiro a leitura dos seguintes artigos que são bastantes esclarecedores:

Meteoro, Meteorito e Meteoróide
Chuva de Meteoros – Chuva de Estrelas

Ambos os artigos são do Site Astronomia.

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed.