O que é o número Pi?

PiMuitos de nós já ouvimos falar do número Pi, e até aprendemos sobre o número Pi nas aulas de matemática. O Pi é um número de grande utilidade quando queremos calcular, por exemplo, o perímetro de um círculo, com base no diâmetro do círculo. Vamos neste artigo ver do que se trata realmente este número e a sua utilidade.

Quando falamos do número Pi, temos de ter em conta que este número é representado pela letra grega Pi ({\pi}), daí a origem do seu nome. O Pi tem o valor aproximado de 3,1415926. Dizemos valor aproximado, porque este número possui casas decimais que são infinitas, ou seja, o Pi é um número irracional. Poderíamos aqui acrescentar mais e mais algarismos nas casas decimais tendendo sempre para o infinito. Muitas das vezes o Pi é apresentado de forma mais simples como 3,14. Claro que para efeitos científicos é natural utilizar-se o Pi com mais casas decimais para a obtenção de resultados mais precisos.

Mas então para que serve o número Pi?

Imaginemos que temos um círculo com 1 metro de diâmetro, e com base unicamente nessa informação queremos saber qual o perímetro desse círculo. Como fazemos isso?

Antes de mais temos de ter em mente o que é o diâmetro. Se imaginarmos uma linha recta que vai de um lado ao outro do círculo passando pelo centro do círculo, essa linha representa o diâmetro, que neste caso seria de 1 metro. Já o perímetro do círculo é o comprimento do seu contorno.

Então, no nosso exemplo, multiplicamos o diâmetro do círculo pelo Pi. O diâmetro do círculo é de 1 metro, o Pi é de aproximadamente 3,14, temos então um circulo cujo perímetro tem 3,14 metros.

Outro exemplo: qual o perímetro de um circulo com 5 metros de diâmetro? Vamos então multiplicar os 5 metros pelo número Pi (aproximadamente 3,14). Então temos 5 x 3,14 = 15,7. Um círculo com 5 metros de diâmetro tem um perímetro de 15,7 metros.

Já desde a antiguidade que o ser humano se apercebeu da importância do Pi. Arquimedes estimou que este número se situava entre 3,1408 e 3,1429. Outros matemáticos da antiguidade também avançaram com valores muito aproximados. Hoje conhecemos este número com muito mais rigor e precisão.

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed.