O que é a Internet?

O que é a Internet?Para o bem e para o mal, a internet é uma realidade muito presente na sociedade dos dias de hoje. Através da internet temos acesso a inúmeros recursos e funcionalidades (nem sempre bem utilizados), que não tínhamos há poucas décadas atrás. Posto isto, a pergunta que fazemos é: O que é a Internet?

De forma simples e resumida, podemos dizer que a internet é um conjunto de redes de computadores que estão ligados entre si. Essas redes de computadores utilizam protocolos próprios através dos quais ocorrem as interligações entre esses dispositivos electrónicos.

Através da internet podemos ter acesso a informação quase em tempo real, tanto daquilo que se passa na nossa cidade, como daquilo que se passa no outro lado do mundo; a internet também permite ter acesso a este mesmo artigo publicado neste site; permite também manter contacto com pessoas que estão longe de nós; através da “net” podemos fazer diversas operações bancárias, evitando perder tempo a ir a um balcão do Banco. Enfim… estes são alguns dos muitos exemplos que podemos dar.

Esta facilidade de acesso a um número incontável de recursos e funcionalidades, veio criar oportunidades que antes não existiam. Juntamente com as oportunidades que nos beneficiam, infelizmente também surgiram perigos muito significativos que não podemos ignorar. São muitos e variados os tipos de crimes que se cometem via “net”. Por isso podemos dizer que a internet tem um lado positivo, mas tem também um lado negativo. Todo o  cuidado é pouco ao navegarmos na internet!

Não é consensual a data em que surgiu a internet. O conceito de internet começou a ganhar forma na década de 1960. Nessa época surgiu o Arpanet, um protótipo de uma rede de internet. Em 1969 foi enviada a primeira mensagem de correio electrónico entre dois computadores que estavam distantes um do outro.

No final da década de 1980, surgiu o conceito da World Wide Web (www), desenvolvido pelo físico Tim Bernes-Lee cujo objetivo era partilhar informações entre os membros do CERN, na Suíça. Com o desenvolvimento da World Wide Web, na década de 1990, a internet passou a estar acessível ao público em geral. A partir de então o número de utilizadores da “net” cresceu de forma extremamente rápida, e simultaneamente mais funcionalidades iam ficando disponíveis aos utilizadores. A internet foi-se modificando ao longo do tempo, e ainda hoje tal mudança continua e é bem evidente.

Atualmente, com a generalização desta “rede”, as gerações mais novas já não sabem o que é um mundo sem internet. Não conheceram as brincadeiras e os jogos de outros tempos, e até a forma de convívio que era diferente dos dias de hoje. Por isso, a pergunta sobre o que é a internet, pode até ter uma resposta técnica relativamente fácil de entender, porém as implicações da internet nos dias de hoje são muito mais complexas que isso.

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed.