Locais habitados mais frios do mundo

FrioNo nosso planeta existem regiões verdadeiramente gélidas, onde as temperaturas descem a muitas dezenas de graus negativos. Curiosamente, existem locais permanentemente habitados onde as temperaturas descem a esses valores extremamente baixos. É o caso de Oimiakon (ou Oymyakon) e Verkhoiansk, ambas as localidades situadas na Rússia. Estes são dois dos locais habitados mais frios do mundo. Vamos falar um pouco sobre estes dois locais.

Oimiakon situa-se na Sibéria, na República de Sakha, junto ao rio Indigirka (ou Indiguirka). A população de Oimiakon é constituída por apenas algumas centenas de pessoas, tendo estas que enfrentar temperaturas muito baixas, em especial no Inverno.

No dia 6 de Fevereiro de 1933, a estação meteorológica de Oimiakon registou a temperatura de -67,7 ºC, um registo verdadeiramente histórico. Apesar disso, existe nessa localidade uma estátua onde consta que em Janeiro de 1924 foi registada a temperatura de -71,2 ºC.

Por outro lado, e por estranho que pareça, no Verão esta cidade pode atingir mais de +30 ºC, fazendo com que esta seja uma das poucas localidades habitadas cuja amplitude térmica (diferença entre temperatura máxima e mínima) possa variar mais que 100 ºC.

Verkhoiansk é outra localidade situada na República de Sakha, Rússia, junto ao rio Yana. Verkhoiansk tem mais de mil habitantes.

Em Fevereiro de 1892 terá sido registada a temperatura de -67,8 ºC, um marco histórico no que toca a temperaturas baixas. Já no Verão, a temperatura neste local pode ultrapassar os +30 ºC. No dia 25 de Julho de 1988 terá sido registada a temperatura de +37,3 ºC, um verdadeiro record de temperatura naquele local. Verkhoiansk também é um dos poucos locais permanentemente habitados cuja amplitude térmica pode variar mais que 100 ºC (à semelhança de Oimiakon).

Oimiakon e Verkhoiansk, duas das cidades mais frias do mundo, e que também possuem das maiores amplitudes térmicas do mundo. Para viver nesses locais, principalmente no Inverno, as dificuldades são extremas.

 

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed.