HCESAR – o teclado português

HCESARNos dias de hoje, a maioria dos teclados de computador para o alfabeto latino tem o layout conhecido como QWERTY, correspondendo às seis primeiras letras da primeira linha do teclado, lido da esquerda para a direita. Existe ainda o layout de teclado AZERTY, que é utilizado essencialmente na França, Bélgica entre outros países, a maioria deles de língua francesa. Curiosamente, Portugal já teve o seu próprio layout de teclado de máquina de escrever conhecido como HCESAR (hoje este layout já não é utilizado).

Em 1937, começou a ser adoptado em Portugal o layout de teclado para máquinas de escrever HCESAR. Tal como os teclado QWERTY e AZERTY, o HCESAR era conhecido pelas seis primeiras letras da primeira linha do teclado.

A disposição das letras no teclado levava em conta a frequência em que as letras eram utilizadas na língua portuguesa, sendo que as letras mais utilizadas ficavam mais próximas do centro.

Na disposição do teclado HCESAR existiam várias particularidades, para além da disposição das letras.  Neste teclado, era comum não existir uma tecla específica para o número 0 (zero), sendo que este número poderia ser escrito através da letra O maiúscula. Da mesma forma a letra “L” minúscula (l) também servia para representar o número 1.

Esta disposição do teclado HCESAR já não é actualmente utilizada, ficando assim obsoleta, porém é uma curiosidade interessante que fica na História, principalmente no que toca à utilização das máquinas de escrever em Portugal, numa parte significativa do séc. XX.

HCESAR - Teclado português

HCESAR – Teclado português

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed.