Curiosidades sobre a Lua

Lua. Crédito: Gregory H. ReveraA Lua é o satélite natural do planeta Terra. Este é um corpo celeste fascinante, ao qual ninguém é indiferente. Quem não gosta de assistir a um belo luar a iluminar a noite? Dado o fascínio que este astro nos proporciona, vamos apresentar neste artigo algumas de suas curiosidades.

A Lua é o corpo celeste mais próximo da Terra. A distância da Lua em relação à Terra varia entre 363.104 km e 405.696 km. A distância média é de 384.400 km.

A Lua tem sempre o mesmo lado voltado para a Terra, isto porque demora cerca de 27,3 dias terrestres a completar uma volta sobre si própria (rotação), o mesmo tempo que demora a completar uma volta ao redor da Terra. A “face oculta” da Lua foi apenas conhecida quando foram enviadas missões espaciais que entraram em órbita ao redor do nosso satélite, que assim enviaram fotos sobre esse lado que nunca é visível a partir da Terra.

A superfície da Lua é constituída por regiões chamadas de “terras altas“, que são regiões muito claras e constituídas por muitas crateras, e por “mares” que são planícies escuras com poucas crateras.

A Lua não possui atmosfera, e as temperaturas à superfície variam muito. Vão desde a ordem de -235 ºC (na região que está de noite) até 125 ºC (na região que está de dia).

Ao longo de um período de 29,5 dias a Lua vai mudando a sua “aparência” até regressar à sua “aparência” inicial, e assim recomeça um novo ciclo de 29,5 dias. Falamos aqui das fases da Lua. As principais fases da Lua são: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante. Estas fases estão aqui apresentadas em sequência, e entre cada uma dessas fases decorrem cerca de 7,5 dias.

Já por 6 vezes o ser humano conseguiu pousar na superfície da Lua, isso foi conseguido através do programa Apollo, um programa da NASA (Agência Espacial Americana) que tinha como objetivo principal colocar homens na superfície lunar.

Estes são apenas algumas das muitas curiosidades interessantes sobre a Lua. Para saber mais sobre o nosso satélite, veja o artigo: Lua – Satélite do Planeta Terra.

Share Button
Bookmark the permalink.

Comments are closed.