WWW – World Wide Web

WWWWWW, três letras às quais os usuários da internet estão bastante familiarizados. Mas o que significa WWW? Qual a origem da WWW? Vamos neste artigo saber um pouco mais sobre a origem e a importância deste conceito que surgiu no final da década de 1980 no CERN (Laboratório Europeu de Física de Partículas).

WWW significa World Wide Web, que podemos traduzir por “Teia Mundial”. É frequentemente chamado simplesmente de Web. Com muita frequência o “www” surge no browser (navegador) no início do endereço dos sites que visitamos. A World Wide Web permite-nos aceder aos mais variados tipos de conteúdos através de websites.

Apesar do enorme impacto da WWW, é importante referir que a internet já existia antes de ser criada a WWW. Para além disso, nem tudo na internet funciona a partir da World Wide Web.

Recuando um pouco no tempo, mais precisamente ao ano de 1989, Tim Bernes-Lee criou a World Wide Web com o intuito de partilhar informação entre os membros do CERN, na Suíça. Até ao final de 1990 Tim Bernes-Lee criou os meios e as ferramentas necessárias para o funcionamento da WWW, nomedamente o HTTP (Hypertext Transfer Protocol), o HTML (Hypertext Markup Language), o primeiro browser (navegador) chamado WorldWideWeb, e um servidor Web (HTTP).

No ano de 1991, o CERN lançou assim o primeiro site web da História. Porém, apenas em Abril de 1993 é que esta tecnologia ficou disponível gratuitamente a todos. Começava assim uma verdadeira revolução na internet, que viria também a revolucionar a forma das pessoas obterem e partilharem informações.

Na sequência da comemoração dos 20 anos da primeira página web, em 2013, o CERN decidiu voltar a colocar online a primeira página WWW da internet. A página é esta: http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html. Apesar de ser uma página de aspecto pobre em relação aos padrões atuais, este é sem dúvida um marco muito importante na História da Internet.

A partir daí o número de websites foi crescendo de forma muito acelerada até que chegamos aos nossos dias, e para o bem ou para o mal, hoje a internet e muito particularmente a WWW, é parte integrante da nossa sociedade e alterou a forma de obtermos informação e interagirmos uns com os outros.

Share Button
WWW – World Wide Web
Classifique este post
Bookmark the permalink.

Comments are closed.