Tempo de vida dos animais

TarturagaQual o tempo de vida dos animais? Neste artigo vamos ver até que idade podem os animais viver em função da espécie a que pertencem. Quais os animais que vivem mais tempo? Quais os animais que vivem menos tempo? Vamos ver alguns exemplos, apresentando exemplo de animais que nos são familiares e outros que não são tão familiares à maioria de nós.

Existem grandes diferenças em relação ao tempo de vida dos animais. Algumas espécies de animais vivem poucos dias (ou mesmo poucas horas), enquanto que outras vivem centenas de anos, uma delas até é considerada pelos cientistas como biologicamente imortal (apesar de estar sujeito à morte por acidente, por exemplo), como veremos mais abaixo.

Efémera – A efémera é um insecto que tem um tempo de vida muito curto. A efémera adulta vive apenas por algumas horas, eventualmente poderá chegar a viver no máximo até dois dias.

Pulga – Geralmente a pulga vive alguns meses, podendo em alguns casos viver até cerca de 1 ano e meio, dependendo de vários fatores.

Formiga – Neste tipo de insecto, a duração de vida varia bastante. No caso das operárias, o tempo de vida geralmente está na ordem de alguns meses, eventualmente podendo chegar a 3 anos. Já no caso das rainhas, estas podem chegar a viver até por volta dos 30 anos.

Rato – O tempo de vida do rato ronda os 2 anos, ainda que isso depende muito de que tipo de rato se trata. Alguns atingem os 4 anos.

Ouriço-terrestre – O ouriço-terrestre pode viver até cerca de 5 anos.

Cão – Este amigo do Homem, dependendo da sua raça, pode viver até 15 anos ou até um pouco mais.

Gato – O gato geralmente podem viver até 15 anos. Alguns vivem até mais de 20 anos, apesar de ser pouco frequente.

Cavalo – O cavalo vive em média entre os 25 e os 30 anos, podendo porém ultrapassar este tempo de vida.

Golfinho – O golfinho geralmente vive entre os 20 e os 35 anos, mas também pode viver mais dependendo de vários fatores.

Elefante – Este animal de grande porte pode viver mais de 70 anos.

Tartaruga – A tartaruga é um animal que geralmente vive muito tempo, mas a idade máxima a que pode chegar depende de que tipo de tartaruga se trata. O tempo de vida da tartarugas pode ultrapassar significativamente os 100 anos, podendo mesmo ultrapassar os 150 anos.

Arctica islandica – Trata-se de um molusco que pode viver algumas centenas de anos. Já foi reportado um record de 507 anos de idade para este animal.

Turritopsis nutricula – Este animal parece ser virtualmente “imortal” ao nível biológico. O Turritopsis nutricula é uma pequena medusa, que tem poucos milímetros de tamanho, mas que aparentemente possui a capacidade de reverter ao estágio de pólipo quando chega à maturidade sexual. É possível que consiga reverter este processo indefinidamente. Assim, este notável animal consegue reiniciar o seu ciclo da vida vez após vez. Porém, o Turritopsis nutricula não está imune a doenças, nem a ataques dos predadores, e está sujeito a morrer por algum acidente.

Share Button
Tempo de vida dos animais
4.5 (90%) 2 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.