Reino Unido, Grã-Bretanha e Ilhas Britânicas

Ilhas BritânicasQuais as diferenças entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Ilhas Britânicas? Esta é uma confusão bastante comum à qual este artigo pretende esclarecer. É frequente haver alguma confusão entre estes termos, por vezes podemos ser levadas a pensar que no fundo são a mesma coisa. Mas de fato tratam-se de coisas bem diferentes. Para complicar um pouco mais, existe também confusão entre Inglaterra e Reino Unido, que também são coisas distintas. Como tal, vamos de seguida esclarecer estas questões, esperando que no final do artigo já possamos ter uma ideia concreta sobre suas diferenças.

Vamos começar por esclarecer o que são as Ilhas Britânicas. As Ilhas Britânicas são um arquipélago (grupo de várias ilhas) que se situa na costa noroeste do continente europeu. As Ilhas Britânicas são constituídas por duas grandes ilhas, a Grã-Bretanha e a Ilha da Irlanda, para além de inúmeras pequenas ilhas.

A Grã-Bretanha é a maior ilha do arquipélago das Ilhas Britânicas, aliás, a Grã-Bretanha é a maior ilha da Europa. A Grã-Bretanha é constituída pela Escócia (a norte), Inglaterra (a sul) e País de Gales (a oeste, fazendo fronteira com Inglaterra). Para além disso, do ponto de vista político, também fazem parte da Grã-Bretanha uma série de pequenas ilhas que estão na sua vizinhança.

A oeste da Grã-Bretanha situa-se a Ilha da Irlanda (também conhecida como Ilha Esmeralda). A Ilha da Irlanda é a terceira maior ilha da Europa, sendo constituída pela Irlanda do Norte (que ocupa a região nordeste da ilha) e a República da Irlanda (ocupa o restante da ilha). A República da Irlanda ocupa cerca de cinco sextos da ilha. Ao redor da Ilha da Irlanda existem centenas de pequenas ilhas.

O Reino Unido tem como nome oficial Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Trata-se de um Estado constituído por 4 nações: Inglaterra, Escócia, País de Gales (as 3 nações que formam a Grã-Bretanha) e a Irlanda do Norte. Incluem-se aqui também as inúmeras pequenas ilhas.

Resumindo: as Ilhas Britânicas são constituídas por duas grandes ilhas: Grã-Bretanha e Ilha da Irlanda (para além das ilhas pequenas). A Grã-Bretanha é constituída por 3 nações: Inglaterra, Escócia e País de Gales. O Reino Unido é constituído pela Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte.

Mapa das Ilhas Britânicas

Mapa das Ilhas Britânicas, onde podemos observar onde se situam as diversas nações que as constituem.

Share Button
Reino Unido, Grã-Bretanha e Ilhas Britânicas
4.4 (88.57%) 7 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.