Quinta-Feira Negra

Crash da Bolsa de Nova IorqueO que foi a quinta-feira negra? O dia 24 de Outubro de 1929 foi uma data marcante, entrou para a História como a quinta-feira negra. O que aconteceu nesse dia? É isso que vamos ver de seguida neste artigo.

Na década de 1920, no período do pós Primeira Guerra Mundial, uma onda de prosperidade e otimismo “invadiu” os Estados Unidos da América. Enquanto isso a Europa passava por grandes dificuldades devido à devastação causada pela guerra.

O período de prosperidade por que passava os Estados Unidos da América, naturalmente refletiu-se no mercado de ações. Nessa época assistia-se a uma valorização da bolsa norte-americana. Essa valorização fez com que os preços das ações subissem bastante, dando uma falsa ideia que o preço das ações poderiam subir indefinidamente.

Crash da Bolsa em 1929

Gráfico do crash da Bolsa em 1929.

Mas, em 25 de Março de 1929 um mini crash ocorreu com muitos investidores a decidirem vender suas ações. Poucos dias depois o mercado de ações voltou a estabilizar. Em 3 de Setembro de 1929 o Dow Jones Industrial Average atingiu um máximo nos 381,17. Porém, no dia 18 de Setembro de 1929 a bolsa de valores norte-americana sofreu um abalo, quando o NYSE (New York Stock Exchange) caiu de forma abrupta. A bolsa de valores parecia estar a lançar avisos aos investidores.

Nos dias que antecederam a quinta-feira negra, a bolsa apresentou-se bastante instável com quedas e com recuperações que se sucediam. No dia 23 de Outubro de 1929, uma quarta-feira, de repente e de forma inesperada os preços da Bolsa de Valores de Nova Iorque começaram a cair de forma acentuada. O dia seguinte, 24 de Outubro de 1929, a situação piorou muito. Quando acionistas iam para vender suas ações, não conseguiam encontrar compradores. Com isso, o valor das ações começaram a cair a pique, de forma muito brusca e acentuada. Este crash da bolsa causou pânico entre os investidores que estavam a perder muito dinheiro, de forma que milhares de pessoas naquele dia reuniram-se fora do Mercado de Valores. E assim esse dia entrou para a História como a quinta-feira negra.

Entretanto vários banqueiros reuniram-se e decidiram colocar no Mercado ofertas de compra de ações, com o preço muito acima do mercado, com o intuito de parar com a queda acentuada. Tal operação não produziu resultados duradouros e depressa as ações voltaram a cair.

No dia 28 de Outubro de 1929, segunda-feira, as ações voltaram a ter fortes quedas. No dia seguinte, 29 de Outubro de 1929, as ações voltaram a descer de forma drástica, ficando esse dia conhecido como a terça-feira negra. A consequência disso foi perda de muitas fortunas, pessoas que ficaram sem os seus bens e entraram em pobreza. Em pouco tempo muitos bancos faliram, bem como muitas empresas dos mais variados setores. Um país que tinha vivido de forma próspera naquela década de 1920, ia entrar num período muito conturbado de sua História.

O crash da Bolsa norte-americana em 1929, teve consequências que perduraram bastante tempo, marcando assim o período que ficou conhecido como Grande Depressão e que atingiu muitos países durante mais de uma década. A quebra do mercado de ações de 1929 não foi a única causa da Grande Depressão, mas sem dúvida teve uma influência muito significativa.

Share Button
Quinta-Feira Negra
5 (100%) 1 vote
Bookmark the permalink.

Comments are closed.