Quem inventou o telescópio?

Telescópio de GalileuNão sabemos ao certo quem inventou o telescópio, sendo esta uma questão controversa que se levanta já há vários séculos. Vamos aqui neste artigo fazer uma pequena abordagem histórica a essa questão e apresentar algumas possíveis respostas para a pergunta: quem inventou o telescópio?

Muitas vezes associamos a invenção do telescópio ao famoso fisíco e astrónomo italiano Galileu Galilei. Sem dúvida que Galileu pegou num instrumento óptico que era praticamente desconhecido na época e com ele causou uma verdadeira revolução na ciência. Galileu fabricou seus próprios telescópios (lunetas), sendo na época instrumentos muito rudimentares, mas fez descobertas espantosas com eles, tendo publicado suas descobertas no livro “Sidereus Nuncius” no ano de 1610. Porém o inventor do telescópio não foi Galileu.

Um oculista chamado Hans Lippershey (era alemão mas que também tinha nacionalidade holandesa) tinha submetido a patente do telescópio em 1608. Logo de seguida a invenção foi reclamada por Zacharias Jansen e por Jacob Metius. Estava assim instalada a confusão em relação ao inventor do telescópio.

Para além disso, o italiano Giovanni Baptista Della Porta já teria inventado a luneta (ou telescópio) em 1589, tendo vindo a reclamar como sua esta invenção, quando soube que Galileu tinha também uma luneta.

Como se não bastasse, muitos outros nomes são atualmente apontados como possíveis inventores do telescópio, até o próprio Leonardo da Vinci é por vezes apontado como uma das hipóteses.

A verdade é que não sabemos ao certo quem foi realmente o inventor do telescópio, existem vários nomes a quem poderemos atribuir esse mérito. O que é certo é que esse instrumento veio revolucionar a maneira como nós vemos o Universo.

Share Button
Quem inventou o telescópio?
3 (60%) 2 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.