Quem foi Kaspar Hauser?

Kaspar HauserQuem foi Kaspar Hauser? No dia 26 de Maio de 1828, um adolescente abandonado surgiu nas ruas de Nuremberg, na Alemanha. Esse rapaz não sabia se expressar corretamente em nenhum idioma. Trazia consigo várias coisas, inclusivamente uma carta dirigida ao Capitão von Wessenig, daquela cidade, e uma outra que indicava a sua data de nascimento. Começava assim um mistério que até hoje perdura sem uma solução definitiva.

A carta anónima dirigida ao Capitão von Wessenig, dizia que este rapaz tinha sido entregue ao autor da carta em 7 de Outubro de 1812, e que este o tinha ensinado a ler e a escrever, mas que nunca o deixava sair de casa. A carta afirmava ainda que o rapaz queria ser um cavaleiro, tal como o seu pai. A outra carta revelava o nome do rapaz, Kaspar, e que tinha nascido em 30 de Abril de 1812.

Tendo depois sido levado à polícia, o rapaz escreveu o nome “Kaspar Hauser“, mas demonstrou que possuía um vocabulário muito limitado. Nos dois meses seguintes ele ficou aos cuidados de um carcereiro chamado Andreas Hiltel.

Entretanto Kaspar Hauser acabou por contar um pouco da sua história. Segundo o próprio, ele declarou ter passado toda a sua vida sozinho numa pequena cela escura, com uma cama de palha e alguns (poucos) brinquedos. Durante esse tempo alguém ia de noite à cela deixar pão e água. Kaspar Hauser declarou ainda que pouco tempo antes de sua libertação da cela, foi visitado por um homem que lhe ensinou a escrever o nome e também a dizer a frase: “Eu quero ser um cavaleiro, tal como o meu pai era”. Depois disso Kaspar Hauser foi levado a Nuremberg.

Com o passar do tempo ele foi ficando à guarda de várias pessoas, tendo ocorrido alguns incidentes. Um desses incidentes foi um alegado ataque que teria sofrido em 17 de Outubro de 1829 por parte de um homem que Kaspar identificou como a pessoa que o levou para Nuremberg, deixando-o com uma ferida na testa. Uma outra ocorrência foi um alegado acidente que teria sofrido com uma pistola no dia 3 de Abril de 1830, em que Kaspar teria subido a uma cadeira para buscar uns livros e ao cair acidentalmente derrubou uma pistola que acabou por disparar e ferir o lado direito da cabeça.

Durante o tempo que ficou à guarda das várias pessoas, o relacionamento dele com essas pessoas nem sempre foi o melhor. Houve quem alegasse que Kaspar Hauser era mentiroso e dissimulado.

Em 14 de Dezembro de 1833, Kaspar Hauser foi alegadamente esfaqueado por um estranho, no lado esquerdo do seu peito. Esse estranho teria deixado uma mensagem no local onde Kaspar foi esfaqueado. Kaspar Hauser acabaria por falecer em 17 de Dezembro de 1833.

Análises posteriores levantaram a suspeita que essa ferida teria sido auto infligida e que a mensagem teria mesmo sido escrita por Kaspar Hauser. Alguns autores defendem a ideia que Kaspar Hauser pretendia reavivar o interesse público pelo seu caso, porém na sua tentativa de se auto infligir com um golpe, terá feito com mais profundidade que o pretendido tendo-o levado à morte.

Muitas são as teorias que envolvem a vida deste misterioso personagem. Uma das que ganhou bastante relevo foi que Kaspar Hauser teria ligações à família real de Baden. Outra teoria simplesmente defende que Kaspar seria na realidade um impostor.

Não sabemos ao certo quem foi Kaspar Hauser, talvez nunca venhamos a saber quem era realmente este personagem.

Desenho de Kaspar Hauser

Desenho de Kaspar Hauser quando surgiu em Nuremberg.

Share Button
Quem foi Kaspar Hauser?
Classifique este post
Bookmark the permalink.

Comments are closed.