Qual a velocidade da luz?

Qual a velocidade da luz?Qual a velocidade da luz? Durante muito tempo pensou-se que a luz tinha velocidade infinita, ou seja que a luz se propagava de forma instantânea. A partir do séc. XVII, começou a ganhar força a ideia que a luz tinha velocidade finita, e assim começaram a surgir tentativas de medir a sua velocidade.

Um dos primeiros cientistas a tentar medir qual a velocidade da luz foi o físico e astrónomo italiano Galileu Galilei. No séc. XVII, Galileu apresentou uma experiência que era teoricamente válida, porém não existiam meios técnicos para a realizar naquela época.

Posteriormente outros cientistas fizeram diversas tentativas para medir a velocidade da luz, tais como o dinamarquês Ole Romer, o inglês James Bradley, o francês Armand Hyppolyte Fizeau, o também francês Jean Bernard Léon Foucault, entre outros cientistas.

Com o passar do tempo e com a introdução de novas técnicas, a velocidade da luz foi sendo conhecida com mais precisão. Atualmente a velocidade da luz no vácuo está estabelecida como sendo 299.792.458 m/s por vezes “arredondada” para 300.000 km/s.

A velocidade da luz está na base de uma importante unidade astronómica: o ano-luz. Um ano-luz corresponde à distância percorrida pela luz no vácuo durante um ano juliano (que corresponde a 365,25 dias).

Segundo a Teoria da Relatividade, a velocidade da luz é a velocidade máxima permitida no Universo.

Fonte: http://www.siteastronomia.com/velocidade-da-luz

Share Button
Qual a velocidade da luz?
4.5 (90%) 2 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.