Qual a diferença entre mar e oceano?

Planeta TerraQual a diferença entre mar e oceano? Muitas vezes a palavra “mar” é utilizada como se fosse sinónimo da palavra “oceano“, porém tal não é assim. Apesar das semelhanças, existem diferenças entre mar e oceano, e são essas diferenças que vamos ver neste artigo.

Uma das diferenças entre mares e oceanos tem a ver com as dimensões das extensões de água. Tanto os mares como os oceanos são grandes extensões de água salgada, porém os oceanos possuem extensões de água muito maiores que os mares.

Outra diferença entre mar e oceano tem a ver com os aspectos geográficos e suas limitações. No caso os mares, estes geralmente são cercados parcialmente ou totalmente pelos continentes. Tal não acontece com os oceanos, pois na realidade são os oceanos que cercam os continentes.

Ainda uma outra diferença está na profundidade das águas, pois a profundidade dos oceanos é muito maior que a profundidade dos mares.

Importante salientar que os mares, para serem classificados como tal, precisam de ter algum tipo de ligação com os oceanos.

O nosso planeta Terra possui 3 ou 5 oceanos, não existindo total consenso nesse aspecto. Se considerarmos a”versão” dos 5 oceanos, estes são: Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico, Oceano Glacial Antártico, Oceano Glacial Ártico. Existem oceanógrafos que defendem que estes dois últimos (Oceano Antártico e Oceano Ártico) não são oceanos mas sim mares, reduzindo o número dos oceanos para 3.

Por outro lado o nosso planeta possui várias dezenas de mares, como é o caso do Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho, Mar da Noruega, entre muitos outros.

Share Button
Qual a diferença entre mar e oceano?
3.3 (66.67%) 3 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.