Pripyat – Uma cidade abandonada na Ucrânia

PripyatPripyat é uma cidade abandonada que se situa no norte da Ucrânia, a poucos quilómetros de distância da Central Nuclear de Chernobyl. Pripyat foi fundada em 1970 com o objetivo de ser ocupada pelos trabalhadores da Central Nuclear, mas acabaria por ser abandonada em 1986 depois do tristemente famoso acidente nuclear ocorrido em Chernobyl.

Na época da República Socialista Soviética Ucraniana, antes da queda da URSS, Pripyat foi uma cidade que chegou a ter algumas dezenas de milhares de habitantes. Nela existiam instalações desportivas, cinemas, teatros, parque de atrações e jardins públicos. Porém, tudo isso mudaria a partir de 26 de Abril de 1986, quando ocorreu o acidente na Central Nuclear de Chernobyl. Nesse dia deu-se uma explosão no reator 4 da Central Nuclear. Como consequência, as regiões ao redor da Central ficaram contaminadas pela radioatividade.

Pripyat

Pripyat – Uma cidade abandonada.

Apesar do sucedido os habitantes de Pripyat não foram avisados no imediato, ignorando durante algum tempo o perigo a que estavam expostos. A população de Pripyat apenas foi evacuada no dia seguinte, 27 de Abril. Assim abandonaram suas casas, deixando para trás muitos dos seus bens.

Atualmente ainda se encontram muitos dos objetos que os habitantes de Pripyat deixaram para trás, como brinquedos, livros, roupas, fotografias e muitos outros. Pripyat é hoje uma espécie de “museu” que nos mostra como era a União Soviética nos seus últimos anos.

Nos dias de hoje a entrada para Pripyat é restrita, sendo que é necessária autorização para o efeito.

Share Button
Pripyat – Uma cidade abandonada na Ucrânia
Classifique este post
Bookmark the permalink.

Comments are closed.