Primeiro Email da História

Arroba-@Atualmente o email é uma ferramenta utilizada todos os dias pelos utilizadores da internet, sendo que milhões de emails são enviados diariamente. Este é sem dúvida um meio muito importante para o envio e receção de mensagens e de ficheiros. Com isto em mente, vamos recuar no tempo e descobrir quando foi enviado o primeiro email da História, uma questão um tanto controversa.

No dia 29 de Outubro de 1969, terá sido enviado a primeira mensagem de correio eletrónico entre dois computadores distantes um do outro. Muitos consideram que este foi o primeiro email da História, porém tal afirmação é discutível. A mensagem foi enviada por Leonard Kleinrock da Universidade da Califórnia em Los Angeles para o computador de Douglas Engelbart do Stanford Research Institute. A mensagem foi a seguinte: “LO”, simplesmente as letras “L” e “O”. Na realidade Leonard Kleinrock pretendia escrever “LOGIN”, mas o sistema falhou durante a transmissão da mensagem. O sistema utilizado foi a então recém-criada rede da ARPA.

Na realidade a questão de qual foi o primeiro email da História é um tanto controversa, e diversas fontes apresentam respostas diferentes a esta questão, pois alguns anos antes da transmissão atrás mencionada, já existiriam sistemas capazes de fazer troca de mensagens entre computadores. Porém, a data de 29 de Outubro de 1969 é um marco importante na História do desenvolvimento do email.

O ano de 1971 também foi um ano importante para a História do email, pois foi quando foi criado o primeiro programa para envio de email em rede através da ARPANet, e passou a ser utilizado o @ (arroba). O autor destas inovações foi Ray Tomlinson.

Share Button
Primeiro Email da História
4 (80%) 4 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.