Primeira Copa do Mundo de Futebol

Primeira Copa do MundoA primeira Copa do Mundo de futebol (como é conhecido no Brasil) ou o primeiro Campeonato do Mundo de futebol (como é conhecido em Portugal), realizou-se entre 13 de Julho e 30 de Julho de 1930 tendo sido organizado pela FIFA.

Em 18 de Maio de 1929, a FIFA então presidida pelo francês Jules Rimet, decidiu atribuir a organização da Copa do Mundo ao Uruguai. Este seria assim o primeiro Mundial da FIFA.

O Uruguai era considerado na época como a maior potência do futebol mundial. Nos Jogos Olímpicos de 1924 e de 1928, o Uruguai tinha conquistado as respetivas medalhas de ouro.

Foram 13 as seleções nacionais que participaram no Mundial de futebol de 1930: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos da América, França, Jugoslávia, México, Paraguai, Peru, Roménia e Uruguai. Esta foi a única vez que um Mundial de futebol não teve fase de qualificação, sendo que estes países entraram na competição por convite.

Todos os jogos deste primeiro Campeonato do Mundo de futebol foram realizados em Montevideu, capital do Uruguai, em três estádios diferentes: Estádio Centenário, o Estádio Pocitos e o Estádio Parque Central.

As 13 seleções nacionais foram divididas em 4 grupos, 1 dos grupos possuía 4 seleções e os outros 3 grupos possuíam 3 seleções cada.

Grupo 1 – Argentina, Chile, França e México

França 4 – México 1
Argentina 1 – França 0
Chile 3 – México 0
Chile 1 – França 0
Argentina 6 – México 3
Argentina 3 – Chile 1

Classificação: 1º Argentina 6 pts – 2º Chile 4 pts – 3º França 2 pts – 4º México 0 pts
Apurado: Argentina

Grupo 2 – Bolívia, Brasil, Jugoslávia

Jugoslávia 2 – Brasil 1
Jugoslávia 4 – Bolívia 0
Brasil 4 – Bolívia 0

Classificação: 1º Jugoslávia 4 pts – 2º Brasil 2 pts – 3º Bolívia 0 pts
Apurado: Jugoslávia

Grupo 3 – Peru, Roménia, Uruguai

Roménia 3 – Peru 1
Uruguai 1 – Peru 0
Uruguai 4 – Roménia 0

Classificação: 1º Uruguai 4 pts – 2º Roménia 2 pts – 3º Peru 0 pts
Apurado: Uruguai

Grupo 4 – Bélgica, Estados Unidos da América, Paraguai

Estados Unidos da América 3 – Bélgica 0
Estados Unidos da América 3 – Paraguai 0
Paraguai 1 – Bélgica 0

Classificação: 1º Estados Unidos da América 4 pts – 2º Paraguai 2 pts – 3º Bélgica 0 pts
Apurado: Estados Unidos da América

Meias-Finais

Argentina 6 – Estados Unidos da América 1
Uruguai 6 – Jugoslávia 1

Final

Uruguai 4 – Argentina 2

Seleção do Uruguai - 1930

Seleção do Uruguai – 1930.

Chegaram então à final da Copa do Mundo de 1930 as seleções do Uruguai e da Argentina, final essa que haveria de consagrar o Uruguai como o primeiro Campeão do Mundo em futebol.

Essa final foi disputada no Estádio Centenário, em Montevideu, no dia 30 de Julho de 1930, com quase 70.000 pessoas a assistir. O árbitro da partida foi o belga John Langenus.

Jogaram pelo Uruguai: Enrique Ballestero, José Nasazzi, José Andrade, Lorenzo Fernandéz, Álvaro Gestido, Pablo Dorado, Héctor Scarone, Héctor Castro, Pedro Cea, Santos Iriarte. O treinador foi Alberto Suppici.

Jogaram pela Argentina: Juan Botasso, José Della Torre, Fernando Paternoster, Pedro Suárez, Luis Monti, Juan Evaristo, Mario Evaristo, Manuel Ferreira, Guillermo Stábile, Francisco Varallo, Carlos Peucelle. Os treinadores foram Francisco Olazar e Juan José Tramutola.

Esta partida teve um início positivo para o Uruguai, que logo aos 12 minutos de jogo fez o 1-0 por Pablo Dorado. Porém, a Argentina viria a responder, restabelecendo a igualdade aos 20 minutos de jogo por Carlos Peucelle. Aos 37 minutos, Guillermo Stábile colocaria a Argentina em vantagem por 1-2, resultado com que chegariam ao intervalo.

Na segunda parte viria uma forte reação por parte da seleção uruguaia, que aos 57 minutos de jogo empatou a partida por intermédio de Pedro Cea. Aos 68 minutos, Santos Iriarte colocou o Uruguai na frente por 3-2. Já próximo do fim da partida, aos 89 minutos, Héctor Castro fez o 4-2, que acabou por ser o resultado final e assim o Uruguai ganhou o Mundial de 1930.

O melhor marcador do Campeonato do Mundo de 1930 foi o argentino Guillermo Stábile com 8 golos. Seguiram-se os marcadores Pedro Cea (Uruguai) com 5 golos, Guillermo Subiabre (Chile) e Bert Patenaude (Estados Unidos da América) com 4 golos cada.

Share Button
Primeira Copa do Mundo de Futebol
Classifique este post
Bookmark the permalink.

Comments are closed.