Pombo-correio e o seu sentido de orientação

Pombo-correioO pombo-correio é um tipo de pombo-comum que possui uma capacidade especialmente desenvolvida para encontrar o caminho que o leva à sua “casa”, mesmo que esteja a uma grande distância da mesma. Nesse aspecto é notável o sentido de orientação do pombo-correio.

Ao longo da História, o pombo-correio foi muitas vezes utilizado para enviar informações a distâncias relativamente longas. Isso aconteceu, por exemplo, no decurso de diversas guerras, como o caso da Primeira e da Segunda Guerra Mundial, entre muitas outras.

No reino animal, algumas espécies são migratórias enquanto outras são nómadas. No caso dos pombos-correio, estes possuem uma morada fixa. Se um pombo-correio for levado para longe e for libertado, ele tenderá a voltar para a sua casa. Os pombos-correio bem treinados podem mesmo conseguir achar o caminho para casa a centenas de km de distância.

Como explicar o sentido de orientação do pombo-correio? Existem atualmente várias hipóteses para isso.

Uma delas poderá ser a capacidade do pombo-correio orientar-se pela posição do Sol, que assim funciona como uma espécie de referência. Também existe uma ideia defendida por muita gente, na qual o pombo-correio tem a capacidade de “sentir” o campo magnético da Terra, tal como acontece com uma bússola. Uma outra teoria defende que os pombos guiam-se pelos odores da atmosfera. Existe também quem defenda que os pombos-correio necessitam de sons de baixa frequência para se orientarem. É bem possível que o pombo-correio utilize diferentes tipos de sinais para a sua orientação.

Não se sabe com toda a certeza qual o meio ou os meios que os pombos-correio utilizam para se orientarem a longas distâncias.

Seja como for, esta característica dos pombos-correio fascina os aficionados da columbofilia. Os columbófilos treinam estas aves com o objetivo delas desenvolverem a sua capacidade de orientação. Os pombos-correio precisam de um treino adequado, caso contrário a sua capacidade é mais reduzida e apenas funciona a distâncias relativamente pequenas. Frequentemente os columbófilos organizam competições entre os pombos-correio colocando à prova a sua capacidade de orientação.

Share Button
Classifique este post
Bookmark the permalink.

Comments are closed.