Os Planetas Anões do Sistema Solar

Planeta AnãoNos últimos anos surgiu uma nova designação para certos objetos celestes que pertencem ao nosso Sistema Solar: falamos dos planetas anões. Mas afinal o que são planetas anões? Em que diferem dos planetas “normais”? E quais são os planetas anões que pertencem ao Sistema Solar? É isso que vamos ver de seguida.

O termo “planeta anão” surgiu em 2006 quando a União Astronómica Internacional decidiu criar uma categoria específica para designar corpos celestes semelhantes aos planetas (mas de menores dimensões), que orbitam em volta do Sol, e que possuem gravidade suficiente para assumir uma forma esférica (em equilíbrio hidrostático), mas que por outro lado não possuem uma órbita desimpedida, significando isso que ao longo de sua órbita existem outros corpos celestes (geralmente asteróides).

Atualmente existem no nosso Sistema Solar 5 corpos celestes que são oficialmente considerados como planetas anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Porém, o nosso Sistema Solar possuiu muitos outros candidatos a “planetas anões”, e é bem provável que no futuro outros corpos celestes do Sistema Solar venham passar a ser também classificados como tal.

Vamos de seguida conhecer (de forma resumida) cada um dos 5 planetas anões:

Ceres – o planeta anão mais próximo de nós. Situa-se na Cintura de Asteróides, uma região do Sistema Solar entre a órbita do planeta Marte e a órbita do planeta Júpiter. Este planeta anão possui aproximadamente 950 km de diâmetro.

Plutão – até 2006 Plutão era classificado como planeta, geralmente conhecido como o nono planeta do Sistema Solar. Porém, nesse ano Plutão perdeu esse estatuto e passou a ser considerado como planeta anão. A órbita de Plutão cruza com a órbita do planeta Neptuno (o planeta mais distante do Sol), sendo que em grande parte do tempo Plutão está mais afastado do Sol que Neptuno. Plutão é o maior objeto da chamada Cintura de Kuiper, uma região do Sistema Solar que se estende bem para lá de Neptuno. Plutão possui cerca de 2.300 km de diâmetro.

Haumea – este planeta anão também se situa na longínqua Cintura de Kuiper. Haumea é um corpo de forma alongada, com um diâmetro aproximado de 1960 × 1518 × 996 km.

Makemake – outro planeta anão que se situa na Cintura de Kuiper. Makemake tem um diâmetro aproximado de 1500 km.

Éris – este planeta anão situa-se na região chamada de Disco Disperso, cuja região interior se sobrepõe à Cintura de Kuiper, mas que se estende para lá desta. Éris é provavelmente o maior destes 5 planetas anões, com aproximadamente 2.320 km, ligeiramente maior que Plutão (apesar de existirem dúvidas em relação a isso).

Fonte: http://www.siteastronomia.com

Share Button
Os Planetas Anões do Sistema Solar
4 (80%) 4 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.