O que são vírus informáticos?

ComputadorDe forma resumida podemos dizer que um vírus informático (ou vírus de computador) é um software malicioso que infeta um sistema informático, alterando o seu normal funcionamento. Esse software malicioso é criado por um programador e tem a capacidade de, para além de infetar um sistema, reproduzir-se e espalhar-se para outros computadores através de diversos meios (emails, sites, CDs, DVDs, entre outros).

Os vírus informáticos, bem como os mais diversos tipos de malwares, são verdadeiros problemas nos dias de hoje. A sua ação pode causar graves prejuízos financeiros e pessoais.

Existem diversos tipos diferentes de softwares maliciosos. Frequentemente todos esses malwares são genericamente e “popularmente” chamados de vírus. Porém, em rigor, para que um malware seja considerado vírus precisa de ter a capacidade de se autocopiar e de se espalhar para outros computadores.

Entre os diversos tipos de software malicioso temos os spywares, trojans, worms, entre muitos outros.

O primeiro vírus informático que infetou computadores pessoais remonta ao ano de 1982. Esse vírus tinha o nome de Elk Cloner. Este vírus estava instalado dentro de um jogo, e a cada 50 vezes que o jogo era carregado aparecia um poema. Era apenas isso que fazia, pelo que podemos considerá-lo inofensivo.

Em 1986 surgiu o vírus informático Brain, que tinha como alvo o sistema operacional MS-DOS.

Entretanto, outros vírus foram aparecendo e também surgiram os primeiros antivírus. Desde aí o número de softwares maliciosos aumentou drasticamente, sendo a internet um dos principais meios de propagação dos mesmos, causando inúmeros prejuízos a empresas, violação de privacidade das pessoas, roubos de senhas de acesso a contas bancárias, entre muitos outros danos.

Alguns vírus informáticos ficaram famosos, como é o caso do Jerusalem (também conhecido por Friday 13th), Morris, Chernobyl, Melissa, Conficker, entre outros.

Ao finalizar este artigo fica aqui uma dica muito importante: tenha sempre um bom antivírus instalado no seu computador, bem como uma firewall eficaz. Para além disso tenha muito cuidado com os downloads feitos na internet e também muito cuidado com os emails.

Share Button
O que são vírus informáticos?
4 (80%) 2 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.