O que foi a guerra fria?

Guerra FriaO que foi a guerra fria? A chamada guerra fria foi um período marcante na História do séc. XX. Tratou-se de uma forte disputa entre os Estados Unidos da América com a União Soviética (URSS) em várias vertentes, nomeadamente a nível político, ideológico, económico, social, militar e tecnológico. Ambas as nações disputavam a hegemonia nestes diversos campos. O termo guerra fria tem a ver com o fato de não ter havido propriamente conflitos armados diretos entre essas duas super potências.

A guerra fria teve início em 1945, logo a seguir ao fim da Segunda Guerra Mundial. A guerra fria tratou-se de fortes tensões entre as duas grandes potências mundiais da época. Cada uma destas potências tinham também seus próprios aliados. Por um lado estavam os Estados Unidos, que defendiam um sistema capitalista e a expansão deste sistema, defendiam também a economia de mercado, sistema democrático e o direito à propriedade privada; no outro lado estava a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) que defendia a expansão do socialismo, a igualdade social e a existência de partido único (Partido Comunista). Estes são apenas alguns exemplos de diferenças ideológicas que separavam estes dois países.

Curiosamente os Estados Unidos da América e a União Soviética tinham sido aliados durante a Segunda Guerra Mundial, lutando contra a Alemanha nazi. Depois da Segunda Guerra Mundial tornaram-se adversários.

Na sequência da guerra fria, foram criadas duas organizações que juntavam países aliados de ambos os lados. Uma dessas organizações foi a NATO, que juntava os Estados Unidos, Canadá e vários países da Europa Ocidental; a outra organização foi o Pacto de Varsóvia, que juntava a União Soviética a outros países da Europa de Leste.

Este conflito acabaria por durar várias décadas. Em 1991, com a extinção da União Soviética (na sequência da queda do muro de Berlim em 1989), a guerra fria também chegaria ao fim.

Apesar de não ter havido guerra armada diretamente entre os EUA e a URSS, ocorreram conflitos armados indiretos como consequência dessa tensão.

Um desses conflitos armados foi a Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953, uma guerra bastante violenta que resultou na divisão da Coreia em dois países: a Coreia do Norte que ficou sob a influência da União Soviética e seu sistema socialista, enquanto que a Coreia do Sul manteve o sistema capitalista.

Outro conflito armado bastante violento foi a Guerra do Vietname, entre os anos de 1955 e 1975, onde houve intervenção direta dos Estados Unidos e da União Soviética. Os Estados Unidos acabariam por perder essa guerra, tendo seus soldados abandonado o território vietnamita em 1975, ficando este país sob a influência da União Soviética.

Como consequência da guerra fria, ambos os países desenvolveram armas cada vez mais “modernas”, tentando estar na frente do seu adversário. Uma outra consequência da guerra fria foi a “corrida espacial”, sendo que nesse aspeto a URSS ganhou vantagem no início ao enviar o primeiro homem para o espaço, o russo Yuri Gagarin. Porém, os EUA conseguiram ultrapassar os soviéticos quando enviaram homens até à Lua, tendo sido Neil Armstrong o primeiro a pisar o solo lunar.

Por fim, com a extinção da URSS em 1991 como foi atrás referido, os EUA acabariam por levar a melhor neste conflito.

Share Button
O que foi a guerra fria?
3.4 (68%) 5 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.