O que é Wall Street?

Wall Street. Crédito: Vlad Lazarenko - WikipédiaQuando lemos ou ouvimos nas notícias algo ligado a Wall Street, quase sempre tal notícia está ligada ao setor financeiro. Então, o que é Wall Street? Primeiramente, podemos dizer que Wall Street é o nome de uma famosa rua de Manhattan, que com o tempo acabou por dar nome ao sistema financeiro dos Estados Unidos da América como um todo.

A hipótese mais aceite para a origem do nome dessa rua diz-nos que na década de 1640, colonos holandeses que viviam em Nova Amesterdão (uma pequena vila situada na América do Norte), construíram um muro que servia de barreira para proteção contra nativos americanos ou contra os rivais colonos ingleses. Anos mais tarde, os ingleses tomaram conta daquela vila e chamaram-na de Nova York. Ao longo do muro que fora construído pelos holandeses, os ingleses construíram uma rua que contornava o muro, rua essa que ficou conhecia como Wall Street, “A Rua do Muro”.

Entre os anos de 1711 e 1762 existiu um mercado oficial de escravos em Wall Street.

No final do séc. XVIII, vários especuladores e operadores de valores mobiliários juntavam-se debaixo de uma árvore (plátano) que ficava ao fundo da rua. Em 1792, vinte e quatro intermediários financeiros juntaram-se para estabelecer um acordo relativamente às condições das transações do mercado financeiro, dando assim origem ao Tratado de Buttonwood. O nome do Tratado era uma referência à árvore onde tradicionalmente os especuladores se juntavam.

O Tratado de Buttonwood esteve na origem da Bolsa de Valores de Nova York (New York Stock Exchange).

Desde essa época até aos tempos atuais, muitas histórias se passaram em Wall Street. Muitas fortunas se criaram, e muitas outras se perderam. Uma data marcante pela negativa para Wall Street foi 24 de Outubro de 1929, dia que ficou conhecido na História como a Quinta-Feira Negra, um crash bolsista cujas consequências perduraram por muito tempo, ficando associado ao período conhecido como Grande Depressão.

Atualmente em Wall Street está a maior bolsa de valores do mundo, a Bolsa de Valores de Nova York.

Wall Street, o nome de uma rua com cerca de 1,1 km de extensão, passou a ser sinónimo de todo o sistema financeiro norte-americano.

Bolsa de Valores de Nova York

Bolsa de Valores de Nova York. Foto: Wikipédia.

Share Button
O que é Wall Street?
Classifique este post
Bookmark the permalink.

Comments are closed.