O que é uma península?

PenínsulaPor vezes ouvimos falar em península Ibérica, península Itálica, península da Coreia, entre muitas outras que existem um pouco por todo o mundo. Afinal, o que é uma península? É isso que vamos ver de seguida.

Podemos definir a termo “península” como uma extensão de terra que se encontra em grande parte cercada por água, exceto por uma faixa de terra relativamente estreita (chamada de istmo) que está ligada a uma porção de terra maior.

Vejamos o caso da península Ibérica. Esta abrange os territórios de Portugal, Espanha, Andorra e Gibraltar. A península Ibérica é rodeada em grande parte por água (Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo), estando ligada ao resto do continente europeu por uma faixa de terra relativamente pequena.

A maior península do mundo é a península Arábica. Esta é constituída pela Arábia Saudita, Bahrein, Emirados Árabes Unidos, Iémen, Kuwait, Omã e Catar.

A península Escandinava é a maior da Europa. Abrange os territórios da Noruega, Suécia e parte da Finlândia.

As dimensões das penínsulas variam bastante. Algumas são porções de terra muito pequenas, outras abrangem vários países.

Península Arábica

Imagem de satélite da península Arábica.

Share Button
O que é uma península?
Classifique este post
Bookmark the permalink.

Comments are closed.