O que é spam?

SPAMQuem utiliza emails no seu dia-a-dia certamente que já se deparou com spam. O que é spam? Em termos muito sucintos podemos definir spam como correio eletrónico não solicitado. Esta é a forma mais comum de spam, apesar de haver outras formas diferentes. Esses emails indesejados geralmente são propagandas que não nos interessam, vírus, ou ainda formas de roubar passwords de contas bancárias, entre outras coisas.

O spam de fato é um problema nos dias de hoje para quem utiliza emails. A maioria das pessoas enfrenta o problema de receber inúmeros emails indesejados que são bastante irritantes e poderão até oferecer vários tipos de perigos a quem não tiver cuidado, conforme referido anteriormente.

Neste ponto podemos colocar várias questões que suscitam alguma curiosidade: porque esses emails indesejados têm o nome de spam? O que significa spam? Qual a origem desse nome?

Essas questões não possuem respostas muito claras, pois existem várias teorias que tentam explicar a origem e significado da palavra “spam”.

Uma das hipóteses mais populares tem a ver com uma marca de um presunto condimentado e enlatado que surgiu na década de 30 do século passado. O nome dessa marca é SPAM (SPiced hAM). Mais tarde, na década de 70, o grupo humorista Monty Python utilizou essa marca no seu programa. A cena decorria num restaurante onde todos os pratos têm SPAM. Durante toda a cena a palavra SPAM é repetida muitas e muitas vezes, tornando-se algo muito chato de se ouvir. Daí a associação com esses emails repetitivos, chatos e irritantes.

A marca SPAM ainda existe na atualidade, e tem site na internet: http://www.spam.com. Obviamente que esta marca não está diretamente associada com o spam praticado na internet.

O começo da prática do envio de spam, é por vezes apontado como tendo ocorrido em 1994, quando dois advogados (Laurence Canter e Martha Siegel) enviaram uma mensagem sobre a loteria de Green Cards para um vários grupo de discussão da USENET, tendo para isso utilizado um programa que enviava a mensagem automaticamente. Se esta data foi ou não o início do envio de spam é discutível, porém é certamente um marco importante na medida em que foi utilizado um programa para fazer esse trabalho de forma automática. Apesar disso existem incidentes antes dessa data que também podemos considerar como envio de spam.

Para concluir, se gosta do conteúdo deste blog poderá receber as atualizações no seu email efetuando o registo na parte superior esquerda do blog. Quando quiser deixar de receber as atualizações, poderá cancelar a sua subscrição em qualquer altura. Fique tranquilo, nós não fazemos spam!

Share Button
O que é spam?
5 (100%) 1 vote
Bookmark the permalink.

Comments are closed.