O que é o Benelux?

BeneluxO Benelux é uma organização constituída por três países (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo) que teve sua origem ainda durante a Segunda Guerra Mundial. Esta organização tinha como objetivo ser uma entidade económica mais forte. A palavra Benelux é constituída pelas iniciais dos três países: Belgique (Bélgica), Netherland (Países Baixos, por vezes chamados de Holanda) e Luxembourg (Luxemburgo).

Em 1943, os governos da Bélgica, Países Baixos (Holanda) e Luxemburgo assinam um acordo monetário com o objetivo de regulamentar e fortalecer relações económicas.

No ano seguinte os três países assinam um acordo aduaneiro, com o objetivo de criar uma comunidade tarifária. Em 1948 esse acordo entra em vigor.

Bandeira do Benelux

Bandeira do Benelux.

Em 1954 surge o acordo de livre circulação de capitais.

Em 1958 é assinado o Tratado instaurando a União Económica Benelux. Em 1960 entra em vigor o Tratado Benelux, cujos objetivos principais são a livre circulação de pessoas, bens, capitais e serviços; coordenação das políticas económicas, financeiras e sociais; política comercial comum aos três países.

Com o surgimento de outras regiões de integração económica na Europa com objetivos mais amplos, os países constituintes do Benelux foram se integrando nas mesmas. Como consequência disso esta organização foi perdendo parte da sua importância no panorama europeu.

Atualmente o Benelux é mencionado de forma genérica para se referir a estes três países, seja em termos geográficos, económicos ou culturais.

O Benelux possui cerca de 28 milhões de habitantes, numa região com uma área de 74.656 km2. Os idiomas oficiais são o francês e o holandês.

Para aceder ao site oficial do Benelux, clique no link: http://www.benelux.int/fr.

Share Button
O que é o Benelux?
3 (60%) 4 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.