O que é o ADN?

ADN - Crédito: Erick rumualdo bustos ortegaO que é o ADN? De forma muito resumida, podemos dizer que o ADN (ácido desoxirribonucleico), também conhecido por DNA (deoxyribonucleic acid, em inglês), é uma molécula biológica presente nas células dos seres vivos e também na maioria dos vírus, e que contém a informação genética dos mesmos.

Os segmentos de ADN que contêm a informação genética são chamadas de genes. Já o genoma é a sequência completa do ADN.

É no ADN que reside a nossa “identidade genética”, onde está a informação de coisas como a cor dos olhos, a nossa fisionomia, a nossa aparência física, entre muitos outros aspetos que nos caracterizam. Isso justifica o esforço por parte dos cientistas em perceber melhor como funciona esta admirável “máquina”, simultaneamente fascinante e complexa.

Em 1953 foi descoberta a estrutura desta molécula pelos biólogos James Watson e Francis Crick. O ADN tem a estrutura de uma dupla hélice formada por duas cadeias complementares, como uma escada de mão retorcida. Os “degraus” dessa “escada” são formadas por 4 diferentes componentes químicos: Adenina (A), Citosina (C), Guanina (G) e Timina (T). As informações do ADN dependem da ordem desses componentes. A estrutura exterior do ADN é constituída por uma faixa de fosfatos e açúcares.

Uma das muitas características notáveis do DNA é a sua capacidade de se replicar.

O ácido desoxirribonucleido é de fato uma molécula fundamental para a vida, a biologia dos seres vivos depende dela. Daí esta molécula por vezes ser chamada de “molécula da vida”.

Estrutura química do ADN

Estrutura química do ADN. Crédito: Lijealso (Wikipédia).

Share Button
O que é o ADN?
5 (100%) 1 vote
Bookmark the permalink.

Comments are closed.