O que é a CPLP?

CPLPA CPLP, abreviatura para Comunidade de Países de Língua Portuguesa, é uma organização internacional que agrega países lusófonos (países que falam português). A CPLP agrega Estados soberanos que tenham como língua oficial o português. A Comunidade de Países de Língua Portuguesa tem como objetivo “o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros“. Atualmente a CPLP é constítuida por 9 Estados membros e 6 Observadores associados.

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa foi fundada em 17 de Julho de 1996 pelos países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Em 2002, na sequência de ter obtido a sua independência, Timor-Leste entrou para a CPLP. Em 2014, foi a vez da Guiné Equatorial também entrar para esta organização. Totalizam assim atualmente 9 Estados membros da CPLP.

Em 2006, a Maurícia passou a ser observador associado da CPLP. Em 2008 foi a vez do Senegal. Em 2014 vários países passaram a ser observadores associados, nomeadamente: Geórgia, Namíbia, Turquia e Japão. Atualmente existem 6 Observadores associados da CPLP.

Existem também diversos países que manifestaram interesse em juntar-se à CPLP, a grande maioria como Observadores associados.

No site da CPLP, são apresentados os objetivos gerais desta organização, bem como os princípios pelos quais a organização é regida:

A Organização tem como objectivos gerais:

A concertação político-diplomática entre seus estados membros, nomeadamente para o reforço da sua presença no cenário internacional;
A cooperação em todos os domínios, inclusive os da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social;
A materialização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa.

A CPLP é regida pelos seguintes princípios:

Igualdade soberana dos Estados membros;
Não-ingerência nos assuntos internos de cada estado;
Respeito pela sua identidade nacional;
Reciprocidade de tratamento;
Primado da paz, da democracia, do estado de direito, dos direitos humanos e da justiça social;
Respeito pela sua integridade territorial;
Promoção do desenvolvimento;
Promoção da cooperação mutuamente vantajosa.

 Para aceder ao site oficial da CPLP clique aqui.

Cplp2014atualizadomap2.png
Cplp2014atualizadomap2” por SEPRodriguesObra do próprio. Licenciado sob CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons.

Share Button
O que é a CPLP?
3.4 (68%) 5 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.