Napoleão Bonaparte – Biografia

Napoleão BonaparteQuem foi Napoleão Bonaparte? Napoleão Bonaparte (Napoleão I), foi um político e militar francês que acabou por se tornar no Imperador dos Franceses em 1804. Nesta pequena biografia, vamos ver um resumo da vida e obra desta conhecida e controversa figura da História de França.

Napoleão Bonaparte nasceu em Ajaccio, na Córsega, no dia 15 de Agosto de 1769. Seu pai chamava-se Charles-Marie Bonaparte e sua mãe Maria Letizia Bonaparte.

Napoleão Bonaparte, fazendo parte de uma família nobre, teve oportunidade de receber educação de qualidade acima da média. Entre os anos de 1779 e 1784, Napoleão estudou na escola militar em Brienne-le-Château, onde se destacou no estudo da matemática. Depois disso entrou para a Escola Militar de Paris.

Depois de se ter formado, em 1785, Napoleão Bonaparte entrou para o regimento de artilharia de La Fère.

Entretando, em 1789, começa o período da Revolução Francesa. Estando ao lado dos revolucionários jacobinos, Napoleão começa a sua ascensão na vida militar.

Aos 27 anos de idade é promovido a General, assumindo a liderança do exército francês na Itália. Nessa altura foi bem sucedido em diversas batalhas na Itália e na Áustria.

Com o passar do tempo Bonaparte foi ganhando cada vez mais influência política. Em 1798, com o intuito de impedir o acesso da Inglaterra a seus interesses comerciais na Índia, Napoleão Bonaparte decidiu entrar no Egito. Aí ocorreram vários combates, inclusivamente contra os turcos. Entretanto não se ficaram por aí as batalhas, pois Napoleão partiu para a Síria (na época uma região do Império Otomano), não tendo aí sido bem sucedido.

No meio de uma grande instabilidade política, no dia 9 de Novembro de 1799, deu-se o golpe de Estado de 18 de brumário do ano VIII (conforme o calendário republicano francês). O então o governo do Diretório foi derrubado, tendo sido instituído o Consulado, dando-se início à ditadura de Napoleão Bonaparte em França, tendo este sido eleito primeiro-cônsul da república.

A ascensão de Napoleão não se ficou por aí. Em 1804, Napoleão Bonaparte dominava uma parte significativa da Europa continental. Nesse contexto, Napoleão se auto-proclamou como Imperador. Dava-se assim início ao Império de Napoleão I.

Coroação de Napoleão

Coroação de Napoleão.

Várias outras batalhas foram-se sucedendo, entre elas contra o Reino Unido, Império Russo e Império Austríaco.

Em 1807 começou a sua intervenção na Península Ibérica. Porém as forças napoleónicas encontraram muita resistência por parte dos espanhóis. Nesse mesmo ano, Napoleão decidiu invadir Portugal que na época era aliado dos britânicos. Com essa invasão, a família real portuguesa partiu para o Brasil. Porém, os franceses não permaneceram muito tempo em terras lusas. As três invasões francesas foram sempre repelidas pela forças conjuntas de Portugal e Reino Unido. Foi na terceira invasão francesa que foram construídas as famosas Linhas de Torres Vedras, um sistema de defesa que tinha por objetivo impedir a chegada das tropas francesas à capital portuguesa.

Em 1812, na sequência da quebra da aliança franco-russa por parte do czar Alexandre I, Napoleão Bonaparte decide atacar a Rússia. As tropas napoleónicas saem derrotas desse confronto, e Bonaparte regressa a Paris.

Em 1813 deu-se a Batalha de Leipzig, também conhecida como Batalha das Nações. Essa batalha ocorreu na cidade alemã de Leipzig, e opôs as tropas francesas a uma coligação que englobava a Rússia, a Prússia, Áustria e Suécia. Napoleão Bonaparte acabaria por perder essa batalha.

Em 1814, na sequência da derrota perante a aliança entre o Reino Unido, o Império Russo, o Reino da Prússia e o Império Austríaco, Paris capitulou e Bonaparte foi obrigado a abdicar, ainda que formalmente mantivesse o título de Imperador conforme acordado no Tratado de Fontainebleau.

Napoleão abdicando em Fontainebleau

Napoleão abdicando em Fontainebleau.

Entretanto Napoleão foi levado para o exílio na ilha de Elba. Chegou a Elba no dia 4 de Maio de 1814, mas no ano seguinte, no dia 26 de Fevereiro, Napoleão escapou do seu exílio saindo da ilha de Elba. No dia 1 de Março desembarcou em Golfe-Juan, em França. Aí recebeu o apoio dos soldados que marcharam com ele até Paris. O então rei Luís XVIII de França fugiu e Napoleão retomou o poder.

Neste ponto teve início o chamado “Governo de Cem Dias” de Napoleão. Vários aliados europeus retomam a sua luta contra o Imperador francês. Em 18 de Junho de 1815 dá-se a famosa Batalha de Waterloo, onde o exército comandado por Napoleão Bonaparte foi derrotado perante vários aliados europeus. A derrota na Batalha de Waterloo marcou o fim do “Governo de Cem Dias” e o fim definitivo do Império napoleónico.

Na sequência desta derrota, Bonaparte foi enviado para o exílio na ilha de Santa Helena. Foi aí que Napoleão Bonaparte viveu seus últimos anos de vida e onde acabou por morrer, no dia 5 de Maio de 1821.

Share Button
Napoleão Bonaparte – Biografia
Classifique este post
Bookmark the permalink.

Comments are closed.