Muralha da China

Muralha da ChinaA Muralha da China, muitas vezes chamada de Grande Muralha da China, é uma extensa construção humana inicialmente construída para fins militares, nomeadamente para defesa do território, sendo hoje um conhecido símbolo da China e um ponto turístico que tem atraído muitos visitantes.

Na realidade, aquilo a que chamamos de Grande Muralha da China não é uma estrutura única, mas sim um conjuntos de diversas muralhas que foram sendo construídas em épocas diferentes, sendo utilizadas técnicas de construção e materiais diferentes.

Podemos dizer que o início da construção da Muralha da China remonta ao ano de 220 AC, tendo o então Imperador da China, Qin, aproveitado a existência de outras fortificações construídas alguns séculos antes para fins militares, para criar uma muralha de maiores dimensões construindo novas fortificações para juntar às então existentes criando uma só estrutura. Já pouco resta desta primeira “versão” da Muralha da China.

A construção da Muralha da China continuou por várias dinastias, com interrupções pelo meio. O fim da construção da Muralha da China ocorreu no séc. XVII durante a dinastia Ming.

Considera-se que atualmente a Grande Muralha da China tem mais de 8 mil km de extensão, porém se tivermos em conta toda a extensão que a muralha teve ao longo da História, nomeadamente extensões que não existem atualmente, então chegaríamos a uma extensão total de mais de 20 mil km.

Há quem pense que a Muralha da China pode ser vista a partir da Lua. Tal não é verdade. Aliás, não existe nenhuma construção humana na Terra visível a partir da Lua. Também há quem diga que a muralha pode ser vista a partir da espaço. É importante referir que, eventualmente, a Muralha da China poderá ser observada com muita dificuldade por astronautas que orbitem a Terra em órbita baixa. Portanto também não é inteiramente verdade que esta construção humana seja vista do espaço, salvo em circunstâncias excecionais.

Grande Muralha da China

A Grande Muralha da China. Crédito: Severin.stalder.

Share Button
Muralha da China
5 (100%) 1 vote
Bookmark the permalink.

Comments are closed.