A invenção do telefone

TelefoneA invenção do telefone é um assunto que está envolto em alguma polémica. Ainda que frequentemente a invenção do telefone seja atribuída ao inventor escocês Alexander Graham Bell, o Congresso dos Estados Unidos da América reconheceu, em 2002, que o verdadeiro inventor do telefone foi o italiano Antonio Meucci.

Na Exposição Universal de 1876, ocorrida em Filadélfia, Estados Unidos da América, foi apresentado o telefone construído por Alexander Graham Bell. Esta invenção foi recebida com grande entusiasmo e Bell ficou célebre por isto. Em Março de 1876 foi-lhe atribuída a patente do telefone, ou seja “o método de, e o instrumento para, transmitir sons vocais ou outros telegraficamente, causando ondulações elétricas, similares às vibrações do ar que acompanham o som vocal.”.

Alexander Graham Bell era um inventor bastante talentoso. Alguns anos depois de ter apresentado o seu telefone, inventou o photophone (ou fotofone) . O photophone permitia realizar uma conversa telefónica através da luz. Tratava-se de uma invenção que podemos considerar percursora dos atuais sistemas de fibra ótica.

Apesar da genialidade de Bell e de seu contributo relativamente ao desenvolvimento do telefone, este não terá sido o seu verdadeiro inventor, mas sim o italiano Antonio Meucci. É isso que muitos defendem, pois na década de 1850, Antonio Meucci construiu um telefone eletromagnético que chamou de “telettrofono” (teletrofone) que permitia ligar o seu escritório ao seu quarto localizado no segundo andar da habitação.

Antonio Meucci acabaria mesmo por processar Alexander Graham Bell, por este último ter pedido (e obtido) a patente desta invenção. Antonio Meucci acabaria por falecer antes de terminar o julgamento deste processo.

Share Button
A invenção do telefone
1.3 (25%) 4 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.