A invenção do microscópio

MicroscópioA invenção do microscópio foi um marco notável na História, pois muito contribuiu para o desenvolvimento da ciência, nomeadamente a Biologia (e não só). A partir do surgimento do microscópio, muitas das coisas que não conseguíamos ver por serem demasiado pequenas (como por exemplo células), passaram a ser observadas através destes instrumentos. Atualmente existem vários tipos de microscópio, sendo que o primeiro tipo de microscópio a ser inventado foi o microscópio óptico.

Geralmente considera-se que a invenção do microscópio remonta ao ano de 1590, sendo a sua autoria atribuída aos holandeses Hans Janssen e Zacharias Janssen, ambos fabricantes de óculos. Porém, tal não é consensual, havendo algumas dúvidas a quem realmente se deve essa invenção.

Apesar de Hans Janssen e Zacharias Jassen terem apresentado o seu microscópio óptico em 1590, tal instrumento não foi logo utilizado para fins científicos.

O primeiro a utilizar o microscópio para fins científicos terá sido o holandês Antonie von Leeuwenhoek (1632 – 1723). Para além de ter efetuado melhoramentos no microscópio, Antonie von Leeuwenhoek observou diversos microrganismos, sendo por isso por vezes chamado de “pai da microbiologia“. Este cientista holandês observou glóbulos vermelhos, espermatozoides, bactérias, fibras musculares, etc.

Na sequência destas descobertas através do microscópio, ocorreu por volta de 1665 a descoberta da célula. Essa descoberta foi feita pelo inglês Robert Hooke.

Assim surgiu o microscópio óptico e foram feitas as primeiras descobertas científicas por seu intermédio. Atualmente existem outros tipos de microscópios, sendo instrumentos de observação fundamentais para a ciência nos dias de hoje.

Share Button
A invenção do microscópio
4.1 (82%) 20 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.