Guerra entre Líjar e a França

Líjar. Crédito: Veggg da Wikipédia.Em 14 de Outubro de 1883, a localidade espanhola Líjar declarou guerra à França. O mais espantoso disto tudo é que Líjar era uma pequena localidade espanhola que nessa época tinha poucas centenas de habitantes! Vamos ver de seguida mais sobre esta estranha guerra que não fez qualquer vítima e nem tão pouco foi disparado qualquer tiro.

Em 1883 o rei de Espanha Alfonso XII fez uma visita a Alemanha. Aí terá manifestado apoio a este país numa época em que havia hostilidade entre a Alemanha e a França. Como não será de estranhar, tal apoio do rei de Espanha não agradou aos franceses.

No regresso ao seu país, o monarca espanhol passou por Paris. Porém os franceses não o receberam bem, tendo o rei de Espanha sido insultado, vaiado e até apedrejado.

Depois deste incidente e do regresso de Alfonso XII ao seu país (onde foi bem recebido), a pequena localidade de Líjar com poucas centenas de habitantes, decidiu responder a essa afronta que os franceses tinham feito ao monarca espanhol, tendo declarado guerra a toda a nação francesa! O orgulho ferido dos habitantes de Líjar acabaria por resultar neste absurdo. Apesar desta declaração de guerra, que em teoria durou cerca de 100 anos, na prática não houve consequências a nível bélico.

Em 30 de Outubro de 1983, cerca de 100 anos depois de Líjar ter declaro guerra à França, representantes de Líjar reuniram-se com representantes da França e assinaram um documento de paz, pondo fim a uma longa guerra que não fez qualquer vítima, nem foi disparado um único tiro.

Se todas as guerras fossem assim…

Share Button
Guerra entre Líjar e a França
Classifique este post
Bookmark the permalink.

Comments are closed.