FC Start – Flakelf: A Partida da Morte

FutebolDia 9 de Agosto de 1942. Em plena Segunda Guerra Mundial, a Alemanha Nazi tinha entrado na União Soviética e dominava a Ucrânia. Nesse contexto realizou-se uma partida de futebol entre uma equipa da Ucrânia, o FC Start, contra uma equipa da Alemanha Nazi, o Flakelf. Os ucranianos entraram em campo com o dilema de vencer a partida e colocar a vida em risco, ou perder o jogo para não desagradar aos alemães.

Antes de entrarmos nesta partida propriamente dita, vamos recuar um pouco mais no tempo para entendermos o contexto. Em 22 de Junho de 1942, a Alemanha Nazi invadiu a União Soviética. Nessa época o futebol já era um desporto muito popular na Ucrânia. Na sequência da invasão, vários jogadores da equipa de futebol do Dínamo de Kiev juntaram-se ao exército soviético. Porém Kiev acabaria por ser tomada pelo exército alemão. Muitos dos jogadores do Dínamo de Kiev conseguiram sobreviver, apesar de terem ficado a viver na miséria.

O ex-guarda-redes do Dínamo, Mykola Trusevych, acabou por ir trabalhar para uma padaria em que o gerente era Iosif Kordik, um fã do Dínamo. Surgiu aí então a ideia de se formar uma equipa de futebol a partir dessa padaria. Mykola Trusevych começou a procurar por antigos colegas de equipa para formar a nova equipa. Com isso foi possível criar uma equipa em que a maioria dos elementos eram antigos futebolistas do Dínamo de Kiev, e também alguns do Locomotiva de Kiev. Assim se formou o FC Start.

Cartaz do jogo da morte - FC Start - Flakelf

Cartaz do jogo da morte: FC Start – Flakelf.

Na sequência do torneio de futebol organizado pelos alemães, o FC Start disputou a sua primeira partida. O adversário foi outra equipa ucraniana, o Rukh. O FC Start venceu esse jogo por 7-2. Seguiram-se várias partidas, inclusivamente contra equipas que tinham elementos que pertenciam aos invasores alemães, tendo o FC Start ganho todas as partidas.

Em 6 de Agosto o FC Start defrontou o Flakelf, uma equipa de futebol da força aérea alemã. O FC Star venceu por um claro 5-1, tornando evidente que a equipa ucraniana era superior à equipa alemã. Como seria de esperar, tal não agradou aos alemães.

Três dias depois estas equipas iriam se defrontar mais uma vez, com os alemães a procurarem a vitória e assim “corrigir” o resultado da primeira partida.

Então chegou o dia 9 de Agosto de 1942, mais uma vez o FC Start ia defrontar o Flakelf. A partida teve lugar no estádio Zenit, em Kiev. O árbitro desta partida foi um oficial das SS. Antes da partida, o árbitro teria ido ao vestiário onde estavam os jogadores do FC Start e “sugerido” que depois de entrar no campo fizessem a saudação nazi. Os jogadores do Start recusaram-se a fazê-lo.

O jogo começou bem para a equipa alemã, pois o Flakelf adiantou-se no marcador e fez o 0-1. Porém o FC Start reagiu em força chegando ao intervalo a vencer por 3-1. Tal perturbou os alemães, tendo um oficial das SS visitado os jogadores do Start ao intervalo pressionando-os para que deixassem os alemães ganharem. Os jogadores entraram em campo para a segunda parte com este dilema, jogar para ganhar e correr risco de vida ou deixar os alemães ganharem. Veio então a segunda parte do jogo, e apesar da ameaça no intervalo, o FC Star acabou mesmo por vencer a partida por 5-3.

As consequências não foram imediatas, pois no dia 16 de Agosto de 1942, o FC Start iria ainda realizar um outro jogo, desta vez contra o Rukh. Mais uma vez o FC Start voltou a ganhar, desta vez por 8-0. Este seria o último jogo do Start.

Pouco tempo depois os jogadores desta equipa foram presos e torturados pela Gestapo. Um dos futebolistas, Mykola Korotkykh, morreu sob tortura. Os outros jogadores foram enviados para um campo de trabalhos forçados, onde o guarda-redes Mykola Trusevich, Ivan Kuzmenko e Oleksey Klimenko foram executados. Alguns futebolistas conseguiram sobreviver, como foi o caso de Fedir Tyutchev, Mikhail Sviridovskiy e Makar Goncharenko.

Segue-se um pequeno documentário que resume a história da partida da morte.

 

Share Button
FC Start – Flakelf: A Partida da Morte
Classifique este post
Bookmark the permalink.

Comments are closed.