Escalas de temperatura Celsius, Kelvin e Fahrenheit

Termómetro - Celsius e FahrenheitCelsius (símbolo ºC), Kelvin (símbolo K) e Fahrenheit (símbolo ºF), são três diferentes unidades de temperatura. Neste artigo vamos conhecer um pouco mais sobre estas três escalas de temperatura, e vamos fazer também fazer uma breve referência à escala Rankine.

A escala de temperatura Celsius foi proposta em 1742 pelo astrónomo sueco Anders Celsius. Esta escala tem dois pontos de referência fundamentais. Um deles é a temperatura em que a água congela, neste caso a temperatura é 0 (zero) graus Celsius; o outro ponto de referência é a temperatura quando a água entra em ebulição, que neste caso corresponde a 100 graus Celsius. Isto tendo como base a pressão atmosférica padrão.

Curiosamente, no início, este astrónomo tinha proposta uma escala “inversa” da escala de hoje, ou seja, 0 (zero) graus seria o ponto de ebulição da água, e 100 graus serio o ponto de congelamento. Pouco tempo depois esta escala foi invertida para a escala utilizada atualmente.

Para além disso, inicialmente os graus desta escala eram chamados de graus centígrados. Só em 1948 passaram a ser oficialmente chamados de graus Celsius.

A escala de temperatura Celsius é amplamente utilizada no dia-a-dia em quase todo o mundo, nomeadamente em questões de meteorologia. Porém, para efeitos de meteorologia, nos Estados Unidos da América a escala Fahrenheit é mais utilizada.

A escala de temperatura Kelvin foi proposta em 1854 pelo físico William Thomson (também conhecido por Lord Kelvin). A ideia seria criar uma escala cuja temperatura chamada de “zero absoluto” fosse o grau 0 (zero). Na época Lord Kelvin calculou que o zero absoluto fosse -273 ºC. Hoje está definido que o zero absoluto corresponde mais exatamente de -273,15 ºC. Aqui é importante esclarecer que o zero absoluto é a temperatura mínima possível, ou seja, nada na natureza pode ter uma temperatura abaixo dos -273,15 ºC, ou seja 0 (zero) K.

De salientar que a diferença de 1 grau Celsius é em magnitude igual à diferença de 1 kelvin. Por exemplo, 0 (zero) graus ºC corresponde a  273,15 K, enquanto que 5 graus ºC corresponde a 278,15 K. Aqui vemos que uma diferença de 5 graus Celsius corresponde a uma diferença de 5 kelvin. Essa equivalência de magnitude já não ocorre com a escala Fahrenheit.

A escala de temperatura Fahrenheit foi proposta pelo físico Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. Nesta escala, uma diferença de 1 ºC (ou de 1 K) é equivalente a 1,8 ºF. No caso 0 (zero) graus Celsius corresponde a 32 graus Fahreneit, e 100 graus Celsius corresponde a 212 graus Fahrenheit.

Poucos são os países que atualmente utilizam a escala Fahrenheit, porém um deles são os Estados Unidos da América, como referimos anteriormente.

Fica aqui ainda uma breve referência à escala Rankine criada em 1859. A escala Rankine tem como seu grau zero, o zero absoluto. A diferença de 1 grau Rankine tem a mesma magnitude que a diferença de 1 grau Fahrenheit. 0 (zero) graus Rankine equivale a 459,67 graus Fahrenheit.

Share Button
Escalas de temperatura Celsius, Kelvin e Fahrenheit
3 (60%) 2 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.