Curiosidades sobre Plutão

PlutãoPlutão, um objeto longínquo do Sistema Solar. Descoberto em 1930 pelo astrónomo Clyde Tombaugh, durante muitas décadas vimos Plutão apenas como um pequeno ponto que pouco revelava sobre a sua aparência. Ficamos a conhecer um pouco mais sobre Plutão devido principalmente à sonda espacial New Horizons.

Quando foi descoberto, em 1930, Plutão foi considerado um planeta. Entretando acabaria por perder esse estatuto em 2006 passando a ser considerado como planeta anão.

Plutão tem cerca de 2.300 km de diâmetro (é mais pequeno que a nossa lua) e sua distância média em relação ao Sol é de cerca de 5.900 milhões de km. Porém, a distância deste planeta anão em relação ao Sol pode variar de 4.436 milhões de km a 7.375 milhões de km.

Devido à sua grande distância, Plutão demora aproximadamente 248 anos terrestres para completar uma volta ao redor do Sol.

Plutão faz parte de uma região do Sistema Solar chamada de Cintura de Kuiper. A Cintura de Kuiper é uma região que está para lá da órbita do planeta Neptuno, existindo aí muitos asteróides, cometas e o planeta anão Plutão, sendo este último o maior elemento da Cintura de Kuiper.

Atualmente conhecemos 5 satélites naturais (luas) de Plutão, são eles: Caronte (o satélite maior), Nix, Hidra, Cérbero, Estige.

Para saber mais sobre este interessante planeta anão, veja o artigo: Plutão – Planeta Anão.

Share Button
Curiosidades sobre Plutão
1.5 (30%) 2 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.