Curiosidades sobre o Sistema Solar

Sistema SolarO nosso Sistema Solar é um “canto” do Universo cheio de curiosidades. Muitos são os fatos interessantes que podemos encontrar no nosso Sistema Solar. Neste artigo vamos ver algumas dessas curiosidades e saber um pouco mais sobre este sistema do qual o planeta Terra faz parte.

O Sol é o objeto celeste “central” de todo o Sistema Solar. A massa do Sol é mais de 99% da massa de todos os corpos celestes que constituem o Sistema Solar.

O Sol é apenas uma das 200 biliões (ou 400 biliões segundos outras estimativas) de estrelas que fazem parte da galáxia da Via Láctea. O Sol, e todo o restante do Sistema Solar (incluindo a Terra), demora cerca de 200 milhões de anos a completar uma volta ao redor da galáxia, orbitando a uma velocidade aproximada de 240 km/s.

O planeta mais próximo do Sol é o planeta Mercúrio. Este planeta está a uma distância média de 57,9 milhões de km do Sol, sendo que quando chega ao seu ponto mais próximo do Sol (periélio) fica a a cerca de 46 milhões de km.

O planeta Mercúrio é também o planeta mais pequeno do Sistema Solar. O diâmetro do planeta Mercúrio no equador é de cerca de 4.880 km de diâmetro. Inclusivamente, Ganimedes (satélite de Júpiter) e Titã (satélite de Saturno) são ambos maiores que Mercúrio.

O planeta mais distante do Sol é o planeta Neptuno, que se situa a uma distância média de aproximadamente 4.500 milhões de km do Sol, sendo que quando chega ao ponto mais afastado do Sol (afélio) fica a cerca de 4.554 milhões de km.

O maior planeta do Sistema Solar é o planeta Júpiter, com cerca de 143.000 km de diâmetro no equador. Este planeta é um verdadeiro gigante no Sistema Solar.

O planeta com mais satélites naturais conhecidos é o planeta Júpiter. Atualmente conhecemos 67 satélites que orbitam este planeta.

O maior satélite natural de todos os planetas do Sistema Solar é Ganimedes, satélite de Júpiter, com cerca de 5.252 km de diâmetro. Este satélite é até maior do que o planeta Mercúrio.

No Sistema Solar, atualmente são reconhecidos 5 planetas anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Porém, muitos outros objetos celestes poderão em breve vir a ser considerados como planetas anões.

Fonte: http://www.siteastronomia.com

Share Button
Classifique este post
Bookmark the permalink.

Comments are closed.