Curiosidades sobre Marte

Planeta MarteMarte, o planeta vermelho. Um planeta que durante décadas estimulou a imaginação de muita gente, sendo que muitos foram os livros e filmes de ficção científica que se centraram neste planeta. Hoje já possuímos mais informação sobre Marte, sabemos que não existe lá nenhuma civilização tecnologicamente  avançada. Mas apesar disso este planeta continua a ser alvo de interesse para a comunidade científica e também para o público em geral. De seguida vamos ver algumas curiosidades sobre Marte.

O planeta Marte é o quarto planeta por ordem de distância em relação ao Sol. A distância média de Marte ao Sol é de 227,9 milhões de km. Ainda em termos de distância, este é o segundo planeta que mais se aproxima da Terra. O que mais se aproxima de nós é o planeta Vénus.

O diâmetro de Marte é um pouco mais de metade do diâmetro do nosso planeta, sendo mais precisamente 6.794 km.

Marte é conhecido como o “Planeta Vermelho“, dada a coloração avermelhada da sua superfície causado pelo óxido de ferro. A sua superfície é árida, e sua atmosfera de dióxido de carbono é pouco densa.

Marte demora 24 horas e 37 minutos a completar uma volta sobre si próprio, e demora aproximadamente 687 dias terrestres a completar uma volta ao Sol.

A maior montanha conhecida entre todos os elementos do Sistema Solar situa-se precisamente no planeta Marte. Trata-se do Olympus Mons, um vulcão extinto com 25 km de altura.

Marte tem dois pequenos satélites naturais (luas) conhecidos: Fobos e Deimos.

Para saber mais sobre o planeta Marte, fica a sugestão de leitura do seguinte artigo: http://www.siteastronomia.com/planeta-marte.

Share Button
Curiosidades sobre Marte
3 (60%) 1 vote
Bookmark the permalink.

Comments are closed.