Carros sem condutor – futuro próximo?

Carro sem condutorCarros sem condutor: será isso realidade ou ficção? A ideia de um automóvel que funciona sem a intervenção de um condutor pode parecer à primeira vista como um tanto irrealista, pelo menos num futuro próximo. Porém, provavelmente será este um dos grandes objetivos da industria automóvel já para os próximos anos. Aliás, já existem atualmente carros que realizam essa proeza, como vamos ver neste artigo.

Parece que em poucos anos vamos assistir a uma verdadeira revolução em termos do mercado automóvel. A tecnologia que pretende automatizar os automóveis já está a ser desenvolvida nos dias de hoje. Fabricantes de automóveis já estão a trabalhar no sentido de criar modelos de carros que não necessitem de condutor. Alguns fabricantes estão em fases adiantadas nesse processo, como é o caso da Audi, da BMW, da Mercedes-Benz, entre outros. Existem até alguns fabricantes que possuem protótipos que realmente já funcionam sem condutor. Assim, aparentemente, os carros sem condutor começam a ser uma realidade.

Não são apenas os fabricantes de automóveis que estão no centro desta revolução no setor. Por exemplo a Mobileye, uma empresa cujo foco está no desenvolvimento de tecnologia para segurança na condução de automóveis. A tecnologia de segurança da Mobileye já está atualmente em vários milhões de automóveis de diversas marcas e modelos. Devido a essa valência, a empresa poderá eventualmente vir a ter um papel importante na futura automatização dos veículos.

Um outro exemplo é a Google, que possui o seu próprio protótipo de automóvel que dispensa a intervenção direta do condutor, tendo inclusivamente já circulado por vários milhares de quilómetros.

Muitas outras empresas estão a apostar no futuro do carro sem condutor (self-driving car), neste artigo apenas foram citados alguns exemplos.

Porém, para que o automóvel que dispense a intervenção de um condutor seja uma realidade do nosso quotidiano, ainda é necessário vencer alguns desafios, nomeadamente a nível tecnológico. Um automóvel sem condutor terá de estar equipado por um sistema bastante preciso e fiável, com sensores, câmaras, sistemas de GPS, etc. Isso requer uma tecnologia bem apurada.

Apesar do otimismo de muita gente, também existe quem esteja pessimista sobre a possibilidade de num futuro próximo termos carros sem condutor a circular em nossas estradas. Há quem aponte para que isso seja uma realidade apenas daqui a algumas décadas.

Seja como for, vamos esperar que se concretize essa evolução tecnológica que nos permita viajar pelas estradas de forma mais confortável, mas principalmente mais segura, reduzindo os drásticos números de vítimas nas estradas.

Veja de seguida um pequeno vídeo sobre o automóvel da Google que não necessita de condutor.

Share Button
Carros sem condutor – futuro próximo?
3.3 (66.67%) 3 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.