As 10 montanhas mais altas do mundo

Monte Everest - Crédito: Luca GaluzziQuais são as montanhas mais altas do mundo? É essa a questão que este artigo pretende responder. Aqui é apresentada uma lista das 10 montanhas mais altas do mundo. Dois aspectos que podemos desde já salientar: todas essas montanhas possuem mais de 8.000 metros de altitude, e quase todas estão integradas na cordilheira do Himalaia.

Monte Everest (ou Monte Evereste) – esta é a montanha mais alta do mundo. O Monte Everest está situado em Mahalangur Himal, uma secção da cordilheira do Himalaia, entre o Tibete e o Nepal. O Everest tem uns impressionantes 8.848 metros de altitude.

K2 (ou Monte Godwin-Austen) – a segunda montanha mais alta do mundo. A K2 situa-se na cordilheira de Karakoram, na fronteira entre o Paquistão e a China. A K2 tem 8.611 metros de altitude.

Kangchenjunga – a terceira montanha mais alta do mundo. Kangchenjunga está localizada na cordilheira do Himalaia na fronteira entre o Nepal e a Índia. Este monte possui 8.586 metros de altitude.

Lhotse – esta montanha está muito próxima do Monte Everest. Lhotse está situado em Mahalangur Himal, no Himalaia, entre o Tibete e o Nepal.  Lhotse tem 8.516 metros de altura.

Makalu – esta montanha também se situa nas proximidades do Monte Everest, e como tal Makalu está localizada em Mahalangur Himal (no Himalaia), entre o Tibete e o Nepal. Makalu possui 8.485 metros de altitude.

Cho Oyu – mais uma grande montanha na região próxima do Everest. Cho Oyu também se localiza em Mahalangur Himal, secção da cordilheira do Himalaia, mais precisamente entre o Tibete e o Nepal. Cho Oyu tem 8.188 metros de altura.

Dhaulagiri – situada no Nepal, esta montanha também pertence à cordilheira do Himalaia, como acontece com a grande maioria das maiores montanhas do mundo. Dhaulagiri possui 8.167 metros de altitude.

Manaslu – localizada no Nepal, Manaslu é mais uma grande montanha que pertence à cordilheira do Himalaia. Manaslu tem 8.163 metros de altitude.

Nanga Parbat – esta montanha situa-se no Paquistão, e pertence à cordilheira do Himalaia. Nanga Parbat possui uma altitude de 8.125 metros.

10º Annapurna I – a décima montanha mais alta da Terra. Annapurna I situa-se no Nepal, também na região do Himalaia. Annapurna I tem 8.091 metros de altitude.

Assim foi apresentado o top 10 das montanhas mais altas do mundo. Para além destas grandes montanhas, ainda existem mais 4 montanhas cuja altitude supera os 8 km, são elas: Gasherbrum I, Broad Peak, Gasherbrum II e Shishapangma.

Monte Everest

Monte Everest, a maior montanha do mundo. Crédito: Rdevany – Wikipédia.

Share Button
As 10 montanhas mais altas do mundo
4 (80%) 1 vote
Bookmark the permalink.

Comments are closed.