As 10 maiores pontes do mundo

Ponte Danyang-Kunshan - a maior ponte do mundoNeste artigo vamos apresentar uma lista com as 10 maiores pontes do mundo em extensão. O que podemos observar é que grande parte das pontes mais extensas do mundo se situam na China, como podemos ver na lista que se segue.

1º Ponte de Danyang-Kunshan (China) – também conhecida como “Grande Ponte de Danyang-Kunshan”, é a maior ponte do mundo com cerca de 164,8 km de extensão. Este é um record reconhecido pelo Guiness. Esta ponte liga Xangai a Nanjing. A ponte Danyang-Kunshan atravessa o rio Yangtze, ainda que uma parte bastante significativa desta ponte é sobre terra. Esta é uma ponte mista, dado que tanto serve para transporte ferroviário como rodoviário.

2º Ponte de Tianjin (China) – também conhecida como “Grande Ponte de Tianjin”, é a segunda maior ponte do mundo com cerca de 113,7 km de extensão. Trata-se de um viaduto ferroviário que liga Langfang a Qingxian, duas cidades pertencentes à provincia chinesa de Hopei.

3º Ponte Weinan Weihe (China) – também conhecida como “Grande Viaduto Weinan Weihe”, é uma longa ponte ferroviária de alta velocidade que liga Zhengzhou a Xi’an. A sua extensão é de 79,7 km.

4º Bang na Expressway (Tailândia) – é uma autoestrada com cerca de 54 km de extensão situada na cidade de Bangkok. Por vezes esta ponte é excluída do grupo das maiores pontes do mundo, dado que o seu trajeto é feito em grande parte sobre terra seca e não sobre mar ou rio.

5º Ponte de Pequim (China) – também conhecida como “Grande Ponte de Pequim”, está em quinto lugar nesta lista das maiores pontes do mundo, com cerca de 48,15 km de extensão. Trata-se de uma ponte ferroviária de alta velocidade que liga Pequim a Xanghai.

6º Ponte do Lago Pontchartrain (Estados Unidos da América) – esta ponte possui cerca de 38,4 km de extensão, e situa-se na região sul do Louisiana (EUA).

7º Ponte do Pântano Manchac (Estados Unidos da América) – esta ponte tem uma extensão de 36,7 km de extensão, situada no estado do Louisiana (EUA).

8º Ponte Yangcun (China) – uma ponte que se estende por cerca de 35,8 km, e que atravessa o rio Yangtze.

9º Ponte da Baía de Hangzhou (China) – mais uma extensa ponte em território chinês. A Ponte Hangzhou tem uma extensão de aproximadamente 35,6 km, situada na costa leste da China.

10º Ponte Runyang (China) – com aproximadamente 35,6 km de extensão, esta ponte atravessa o rio Yangtze na provincia chinesa de Jiangsu.

É importante referir que a lista das maiores pontes do mundo pode diferir um pouco dependendo do critério utilizado em fontes diferentes.

A título de curiosidade, podemos ainda referir que a maior ponte de Portugal é a Ponte Vasco da Gama com cerca de 17,3 km, sendo esta também a maior ponte da Europa.

A maior ponte do Brasil é a Ponte Presidente Costa e Silva (conhecida como Ponte Rio-Niterói) com uma extensão de cerca de 13,3km, sendo esta também a maior ponte da América do Sul.

Share Button
As 10 maiores pontes do mundo
4 (80%) 3 votes
Bookmark the permalink.

Comments are closed.